Agora1

‘Programa de Qualificação Internacional’ inicia dia 16 com a viagem dos participantes para República Tcheca

5 de março de 2020 - 19:21
Arquivo

Programa tem como objetivo abrir as portas de empresa internacionais para convênios de qualificação estudantil

Está agendada para a segunda-feira (16), a viagem dos 20 estudantes que realizarão intercâmbio de um ano na República Tcheca, através do Programa de Qualificação Internacional (PQI), firmado entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e indústrias do país europeu. O programa tem como objetivo abrir as portas de empresas nacionais e internacionais, já instaladas ou não município, para convênios de qualificação estudantil. O primeiro aperfeiçoamento internacional do município será em parceria com  Tatra Motors e Brano Group, empresas que trabalham na implantação de indústrias em Ponta Grossa.

Os 20 escolhidos saíram de um processo seletivo com 125 estudantes de instituições públicas e privadas que estavam de acordo com as condições do programa: matriculados nos cursos de ensino superior em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica-Eletrônica e Produção a partir do 4º ano, ou 7º período; fluência comprovada em inglês e currículo de acordo com o modelo proposto pela comissão. Todos os inscritos que cumpriam com os requisitos foram entrevistados em inglês pelo representante das empresas contratantes e das instituições de ensino superior. A seleção final ficou sob responsabilidade das empresas contratantes.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, o Programa de Qualificação Internacional trata-se de um iniciativa muito importante para todos os ponta-grossenses. “Estamos caminhando para novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional desses jovens, que ao retornarem poderão permanecer trabalhando nas empresas e estarão qualificados para novas oportunidades. Além disso, o primeiro intercâmbio abrirá espaço para que outras indústrias criem programas semelhantes”, ressaltou.

Durante visita à cidade e oficialização do programa, em julho do ano passado, os representantes da Tatra Motors e da Brano Group informaram que desejam recepcionar o prefeito de Ponta Grossa e os estudantes escolhidos para oficialização do início da primeira turma do PQI. Durante todo o intercâmbio, os participantes vão receber bolsa auxílio e despesas de estadia e alimentação custeadas pelas empresas contratantes. A Prefeitura de Ponta Grossa custeou as passagens dos selecionados.

O estudante de Engenharia Mecânica, Marcelo Augusto Alves Pinto, é um dos selecionados e vai para a cidade de Koprivnice, onde atuará na Tatra Motors. “Quando soube da seleção, não pensei duas vezes pois sempre quis uma experiência internacional um pouco mais longa”, explica. O intercâmbio funcionará em um programa de “job rotation”, onde os estudantes passarão por diversas áreas dentro da empresa. “Vou começar em uma área técnica, mas colegas vão para vendas e produção. Pessoalmente, tenho um passado trabalhando com design, e espero poder aplicar um pouco da experiência nesse projeto”, informou Marcelo.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.