CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Presentes recebidos por presidentes da República não podem ser considerados “bens públicos”; diz TCU

8 de Agosto de 2024 às 04:29

Presentes recebidos por presidentes da República não podem ser considerados “bens públicos”; diz TCU
Reprodução Facebook
TCU considerou improcedente representação que apontava apropriação indevida de relógio de pulso pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

  • O TCU analisou representação de parlamentar federal sobre suposta apropriação indevida de um relógio de pulso pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

  • A representação, no entanto, foi considerada improcedente, pois o TCU entendeu não estar caracterizado o descumprimento de nenhuma lei ou ato normativo.

  • Para o TCU, não há fundamentação jurídica que caracterize os presentes recebidos como bens públicos.


O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou representação de parlamentar federal, motivada por reportagens divulgadas em agosto de 2023, sobre suposta apropriação indevida de relógio de pulso pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na sessão plenária desta quarta-feira (7/8), os ministros consideraram improcedente a representação por não haver lei específica que discipline a matéria.

Para o TCU, não há fundamentação jurídica que caracterize os presentes recebidos como bens públicos.  Dessa forma, até que lei específica discipline a matéria, não há possibilidade de se expedir determinação para incorporação do bem ao patrimônio público.

“Não pode o controle externo, na ausência de lei específica, criar obrigações que a lei não criou. Estamos diante de limitação de natureza formal, que não pode ser transposta por esta Corte”, explicou o ministro Jorge Oliveira em seu voto.



O Plenário também entendeu que não há a caracterização precisa do conceito de “bem de natureza personalíssima” ou de valor objetivo que possa enquadrar o produto como de “elevado valor de mercado”.

O relator do processo foi o ministro Antonio Anastasia. Houve votos dos ministros Walton Alencar Rodrigues, Jorge Oliveira e pronunciamento da procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Unidade de Auditoria Especializada em Governança e Inovação (AudGovernanca), vinculada à Secretaria de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do Estado (SecexEstado).
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Lula recebe luva com nove dedos em evento na Coreia do Sul

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Atriz descobre que está grávida após fazer sexo com 400 homens seguidos

2.

Atriz descobre que está grávida após fazer sexo com 400 homens seguidos

3.

Lula recebe luva com nove dedos em evento na Coreia do Sul

4.

Mulher é presa em flagrante por roubar corpo de recém-nascido em necrotério

5.

Moradores relatam desespero após mortes em Juiz de Fora

6.

Último estai da Ponte de Guaratuba deve ser instalado na virada do mês

7.

Prefeitura divulga número recorde de bolsistas do ‘Prata da Casa 2026’

8.

Dois jovens ficam gravemente feridos após explosão de galão de etanol no interior do Paraná 

9.

Trote Solidário arrecadará donativos na próxima terça (24) e quarta (25)

10.

Trote Solidário arrecadará donativos na próxima terça (24) e quarta (25)

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia