CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Política

OAB-PR pede renúncia de Ademar Traiano após áudios e depoimentos de recebimento de propina

21 de Março de 2024 às 17:32

OAB-PR pede renúncia de Ademar Traiano após áudios e depoimentos de recebimento de propina
Deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos:Orlando Kissner/Alep
Áudios e depoimentos que mostram a negociação de propina foram revelados pelo g1 e a RPC. Áudio mostra parte da negociação entre deputado Ademar Traiano para recebimento de propina

Diante da divulgação de mais elementos que evidenciam a obtenção de vantagem indevida por parte do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Ademar Traiano, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Paraná, vem a público repudiar práticas comprovadas de corrupção e reiterar o apelo para que ele renuncie imediatamente aos cargos de liderança e representação que ocupa.

Eventos amplamente noticiados no fim do ano passado revelaram que o parlamentar havia firmado em 2022 um acordo de não persecução penal relativo a caso de corrupção relacionado ao cargo que ocupa. Buscando salvaguardar a dignidade do Poder Legislativo paranaense, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Paraná, dirigiu ao parlamentar um ofício com um apelo para que renunciasse aos cargos de liderança e representação na ALEP, com base no fato de que além do dever de probidade inerente a todos os agentes públicos, subsiste o dever de emanar uma imagem irretocável de integridade.

A mera sugestão de comprometimento dessa integridade já seria suficiente para abalar as estruturas de qualquer agente político. Os áudios que vieram à luz não deixam margem para dúvidas sobre a má conduta. Ademais, ao firmar o mencionado acordo de não persecução penal, o parlamentar confessou voluntária e formalmente a cobrança e recebimento de vantagem indevida em contrato da Assembleia Legislativa que à época já era por ele presidida.

A Constituição Federal, a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná definem como incompatível com o decoro parlamentar o recebimento de vantagens indevidas no exercício do mandato e que procedimento incompatível com o decoro parlamentar é hipótese de perda do mandato.  É importante lembrar que o Regimento Interno da Assembleia Legislativa define como uma das atribuições do seu Presidente “zelar pelo prestígio da Assembleia e dignidade de seus membros em todo o território do Estado.” Entendemos, com base no Regimento Interno e demais normas de regência do Poder Legislativo, que Ademar Traiano descumpriu com essa obrigação.

A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, em nome da maioria de seu Conselho Pleno, entende ser necessário o afastamento do deputado do cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e sua renúncia da cadeira no parlamento. Tal medida visa salvaguardar a dignidade e o decoro do Poder Legislativo paranaense, fundamental para a manutenção da ordem democrática e da confiança pública nas instituições.

 

Diretoria da OAB Paraná

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

2.

Homem vai tirar satisfação com a GCM e acaba preso por extorsão em PG 

3.

Restauração em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 26%

4.

INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados

5.

Fim de semana será de calor e chuvas isoladas no Paraná

6.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

7.

Athletico vence Operário e divide liderança do grupo com Londrina

8.

Servidor é exonerado ao ser flagrado fazendo sexo em carro de prefeitura

9.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

10.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia