CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Ministro do STF mantém suspensão de emendas Pix ao Orçamento

9 de Agosto de 2024 às 04:47

Ministro do STF mantém suspensão de emendas Pix ao Orçamento
Divulgação

Decisão foi motivada por ação protocolada pela PGR


O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (8), em Brasília, manter a suspensão das chamadas "emendas Pix" ao Orçamento da União.

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Na decisão, o ministro entendeu que a execução das emendas pode continuar nos casos de obras em andamento e calamidade pública. A liberação dos recursos está condicionada ao atendimento de requisitos de transparência e rastreabilidade dos recursos.

"Se é o parlamentar que impõe em que o dinheiro será gasto, exige-se, caso mantido o instituto na Constituição, inovações simétricas nos sistemas de controle, a fim de que a Constituição seja cumprida. Se assim não ocorrer, teremos um perigoso e inconstitucional jogo de empurra, em que, ao certo, ninguém se identifica como responsável pela aplicação de parcela relevante do dinheiro público", afirmou o ministro.

Criação

As emendas foram criadas por meio da Emenda Constitucional 105, de 2019, e permitem que deputados e senadores destinem emendas individuais ao orçamento da União por meio de transferências especiais. Pela medida, os repasses não precisam de indicação de programas e celebração de convênios.

Para a procuradoria, a emenda constitucional também retira a competência do Tribunal de Contas da União (TCU) para fiscalização dos recursos e a possibilidade de transparência e rastreabilidade do dinheiro público.

Segundo a Associação Contas Abertas, deputados e senadores destinaram R$ 6,7 bilhões em "emendas Pix" em 2023.

No dia 1° de agosto, Flávio Dino proferiu a primeira decisão sobre o caso e entendeu que esse tipo de emenda deve seguir critérios de transparência e de rastreabilidade. Pela mesma decisão, a Controladoria-Geral da União (CGU) deverá realizar uma auditoria nos repasses no prazo de 90 dias.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Trump diz que pode tomar 'Irã inteiro' na noite de terça-feira

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Athletico perde para o Galo fora de casa no Brasileirão

2.

Quatro pessoas ficam gravemente feridas após capotamento de veículo em Castro 

3.

Governo eleva imposto do cigarro para bancar querosene e biodiesel

4.

Leonardo Puppi Bernardi é empossado novo presidente da ACIPG 

5.

Força-tarefa da Prefeitura chega ao Ponto Azul com limpeza pesada e reparos

6.

Páscoa Solidária beneficia 5.000 famílias em Ponta Grossa com cestas básicas e chocolates

7.

Policiais de PG e SC prendem integrante de quadrilha por roubo de cargas

8.

Amantes são presos após serem flagrados em relação sexual em cima de túmulo; vídeo

9.

Morre o ator Gerson Brenner, aos 66 anos

10.

Ponta Grossa implementa vacinação domiciliar para pessoas com TEA

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia