CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Câmara aprova desconto por falta de água em Ponta Grossa

17 de Março de 2025 às 15:41

Câmara aprova desconto por falta de água em Ponta Grossa
Divulgação
Em caso de descumprimento, Sanepar deverá ser multada em 10% do faturamento. Projeto é de autoria dos membros da CPI que investiga crise hídrica



A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, em regime de urgência, com 17 votos favoráveis, nesta segunda-feira (17), o Projeto de Lei 014/2025, que altera a Lei 8.427/2006 - o texto legal dispõe sobre a exclusividade da prestação de serviços públicos de saneamento básico de água e esgotos sanitários pela Companhia Paranaense de Abastecimento (Sanepar).


A alteração prevê desconto proporcional na fatura de água, em casos de interrupção na prestação de serviços.  O projeto é de autoria dos vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), Guilherme Mazer (PT), Joce Canto (PP), Bianco (Republicanos), Léo Farmacêutico (União Brasil) e Geraldo Stocco (PV).


Segundo o PL aprovado, interrupções do serviço de abastecimento de água, motivadas por razões técnicas, deverão ser registradas e informadas ao usuário em campo específico da fatura mensal de conta de água e esgoto, indicando a quantidade de dias em que houve a interrupção do serviço.


O projeto ainda prevê que, caso a interrupção de água ultrapasse o período de 24 horas consecutivas ou 48 horas acumuladas dentro do mesmo mês, o usuário fará jus a um desconto proporcional da tarifa correspondente ao período de interrupção, aplicado na fatura do mês seguinte.


A nova redação rege que o desconto deverá ser calculado com base no valor da tarifa mínima de consumo no período em que houve a interrupção do serviço. Caso haja descumprimento, a Sanepar fica sujeita à multa de 10% referente ao faturamento bruto mensal.


Presidente da CPI da Sanepar, Guilherme Mazer (PT), reforçou a importância de materializar nas faturas os dias de interrupção de água. “Esse é um desdobramento das primeiras reuniões da CPI da Sanepar. Se a empresa colocar no talão os dias que faltaram água, você consegue ter uma comprovação material para que os consumidores possam exigir a reparação dos danos materiais dessa interrupção”, disse Mazer.


Durante a discussão do projeto, Léo Farmacêutico (União Brasil) - que também compõe a CPI da Sanepar -, questionou a falta de descrição de interrupção dos serviços nas faturas de água. “Quando ficamos sem internet, constam na fatura os dias em que houveram interrupção dos serviços e o respectivo desconto, por que não termos essa descrição na fatura de água? Daremos uma resposta à nossa população”, destacou o parlamentar.


Segundo Ricardo Zampieri (PL), é necessário fiscalizar o cumprimento da legislação por parte da empresa. “Precisamos estar atentos ao cumprimento desse Projeto após a sanção do mesmo, fiscalizar e cobrar a Sanepar para que respeite a legislação, porque a empresa tem descumprido a legislação vigente. Então como parlamentares, temos não só que verificar e corrigir falhas do que temos hoje na legislação, mas fazer com que a legislação seja cumprida”, disse Zampieri.


O projeto será votado em segunda discussão, na próxima sessão ordinária de quarta-feira (19).




Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Ponta Grossa está entre as entre as 100 maiores economias do Brasil

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Santa Casa de Ponta Grossa realiza a primeira cirurgia robótica da região 

2.

Guarda Civil Municipal reforça ações de patrulhamento escolar e integra mais de 10 mil crianças em Ponta Grossa

3.

Ponta Grossa está entre as entre as 100 maiores economias do Brasil

4.

Corinthians e Vasco empatam no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil

5.

Casal é detido pela GCM com cocaína, haxixe, ecstasy e maconha em PG 

6.

Restaurante Popular de Ponta Grossa oferece almoço especial de Natal

7.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

8.

“Perdi o uso das mãos”; diz Lulu Santos sobre doença autoimune

9.

Grupo Muffato inaugura 6ª unidade em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e 1ª unidade Gourmet na cidade 

10.

São Paulo está entre as 10 cidades mais estressantes do mundo

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia