Cocaína não é pior que uísque, diz presidente da Colômbia
Gustavo Petro acredita que se a droga fosse legalizada no mundo todo, indústria global poderia ser “facilmente desmantelada”
O presidente colombiano, Gustavo Petro, falou que “a cocaína não é pior que o uísque”, sugerindo que a indústria global da cocaína poderia ser “facilmente desmantelada” se a droga fosse legalizada em todo o mundo.
A Colômbia é o maior produtor e exportador mundial de cocaína, principalmente para os Estados Unidos e a Europa, e o governo passou décadas lutando contra o tráfico de drogas.
“A cocaína é ilegal porque é feita na América Latina, não porque é pior que o uísque”, disse o presidente na terça-feira (4) durante uma reunião ministerial de seis horas que foi transmitida ao vivo. “Cientistas analisaram isso”, afirmou.
Em comentários na reunião, Petro sugeriu que a cocaína deveria ser legalizada assim como o álcool, para combater o tráfico.
“Se você quer paz, você tem que desmantelar o negócio (do tráfico de drogas)”, ele falou. “Ele poderia ser facilmente desmantelado se eles legalizassem a cocaína no mundo. Seria vendido como vinho.”