CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Câmara de PG aprova programa de saúde integral para a população negra

5 de Março de 2025 às 16:39

Câmara de PG aprova programa de saúde integral para a população negra
Divulgação
Programa visa combater as desigualdades raciais no Sistema Único de Saúde (SUS)

Nesta quarta-feira (05), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, com 16 votos favoráveis, o Projeto de Lei n° 462/2023, de autoria da então vereadora Josi do Coletivo (PT), que institui o Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra. As atribuições do programa ficam a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, junto das Secretarias Municipais de Educação e da Família e Desenvolvimento Social.

O PL justifica que, a partir da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), através do Ministério da Saúde - que tem como objetivo combater as desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS) e de promover a saúde da população negra de forma integral -, é necessário que o município também readeque sua política de saúde voltada à população negra, integrada às ações promovidas pelo SUS em nível nacional, considerando as especificidades e necessidades regionais.

O vereador Guilherme Mazer (PT) defendeu a aprovação do projeto. “Em Ponta Grossa, cerca de 27% da população se identifica como negra ou parda. E nós temos alguns indicadores de comorbidades que afetam de diferentes maneiras a população negra, como por exemplo, a mortalidade materna, diabetes, hipertensão e doenças falciformes. Ao aprovar este projeto, visamos a equidade no atendimento e qualidade da saúde em nosso município”, declarou o vereador.

Ainda de acordo com o PL, cabe à gestão municipal ações como a implementação, coordenação, monitoramento e avaliação da política; definição de recursos orçamentários e financeiros; identificação das necessidades de saúde da população negra; estabelecimento de estruturas e instrumentos de gestão e indicadores para monitoramento e avaliação da implementação; elaboração de materiais de divulgação; organização de cursos, seminários e treinamentos para capacitação dos profissionais de saúde; além da devida coleta de dados referentes às questões étnico-raciais, entre outras atribuições.

O projeto volta a ser discutido em sessão ordinária na próxima segunda-feira (10).
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Na India, Lula diz que prisão de Maduro pelos Estados Unidos é "inaceitável"

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Recém-nascida abandonada em mata é amamentada por policial para sobreviver  

2.

Recém-nascida abandonada em mata é amamentada por policial para sobreviver  

3.

Na India, Lula diz que prisão de Maduro pelos Estados Unidos é "inaceitável"

4.

Corpo de Bombeiros usa drones e cães em buscas por idoso desaparecido no interior do Paraná

5.

Recém-nascida abandonada em mata é amamentada por policial para sobreviver  

6.

Flamengo é superado pelo Lanús no jogo de ida da Conmebol Recopa Sul-Americana

7.

Conserva’s Big Band abre a temporada 2026 na Chaminé

8.

Pesquisadores encontram nova espécie de perereca

9.

Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5%

10.

Ivete se declara para Daniela Mercury no Carnaval de Salvador

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia