CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Câmara de PG aprova programa de saúde integral para a população negra

5 de Março de 2025 às 16:39

Câmara de PG aprova programa de saúde integral para a população negra
Divulgação
Programa visa combater as desigualdades raciais no Sistema Único de Saúde (SUS)

Nesta quarta-feira (05), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, com 16 votos favoráveis, o Projeto de Lei n° 462/2023, de autoria da então vereadora Josi do Coletivo (PT), que institui o Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra. As atribuições do programa ficam a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, junto das Secretarias Municipais de Educação e da Família e Desenvolvimento Social.

O PL justifica que, a partir da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), através do Ministério da Saúde - que tem como objetivo combater as desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS) e de promover a saúde da população negra de forma integral -, é necessário que o município também readeque sua política de saúde voltada à população negra, integrada às ações promovidas pelo SUS em nível nacional, considerando as especificidades e necessidades regionais.

O vereador Guilherme Mazer (PT) defendeu a aprovação do projeto. “Em Ponta Grossa, cerca de 27% da população se identifica como negra ou parda. E nós temos alguns indicadores de comorbidades que afetam de diferentes maneiras a população negra, como por exemplo, a mortalidade materna, diabetes, hipertensão e doenças falciformes. Ao aprovar este projeto, visamos a equidade no atendimento e qualidade da saúde em nosso município”, declarou o vereador.

Ainda de acordo com o PL, cabe à gestão municipal ações como a implementação, coordenação, monitoramento e avaliação da política; definição de recursos orçamentários e financeiros; identificação das necessidades de saúde da população negra; estabelecimento de estruturas e instrumentos de gestão e indicadores para monitoramento e avaliação da implementação; elaboração de materiais de divulgação; organização de cursos, seminários e treinamentos para capacitação dos profissionais de saúde; além da devida coleta de dados referentes às questões étnico-raciais, entre outras atribuições.

O projeto volta a ser discutido em sessão ordinária na próxima segunda-feira (10).
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Vereadores querem proibir atleta trans de jogar Copa Brasil de Vôlei Feminino no PR

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

AGORA! acidente com mulher em óbito na BR-376 próximo ao viaduto Santa Terezinha, em PG

2.

PG lícita o segundo trecho da estrada do Alagados; obras do primeiro trecho avançam  

3.

Vereadores querem proibir atleta trans de jogar Copa Brasil de Vôlei Feminino no PR

4.

Vereadores querem proibir atleta trans de jogar Copa Brasil de Vôlei Feminino no PR

5.

Polícia de Cândido de Abreu divulga foto de foragido por estupro 

6.

Prazo para cadastro no Vale-Gás 2026 termina neste sábado (28)

7.

Marquito sofre acidente após mal súbito e é internado em coma induzido

8.

Trote Solidário arrecadará donativos na próxima terça (24) e quarta (25)

9.

Atriz descobre que está grávida após fazer sexo com 400 homens seguidos

10.

Abordagem Social Especializada ajuda a tirar crianças e adolescentes das ruas

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia