CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

Secretaria de Cidadania e Segurança Pública usa equipamento para identificar motoristas sob efeito de drogas

22 de Fevereiro de 2024 às 17:22

Secretaria de Cidadania e Segurança Pública usa equipamento para identificar motoristas sob efeito de drogas
‘Drogômetro’ será utilizado em caráter experimental pelas equipes de trânsito do Município

A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa irá utilizar mais um dispositivo para identificar o uso de drogas por motoristas e condutores na cidade. O aparelho, conhecido como ‘drogômetro’, será empregado em ações envolvendo agentes da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária do Município.

Inicialmente, a ferramenta será utilizada em caráter experimental pelas equipes durante blitz da lei seca promovidas pelo Município e em ações integradas com outras forças de segurança.

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o objetivo da ação é ampliar as medidas dedicadas à prevenção de acidentes de trânsito na cidade. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera como crime o ato de dirigir sob efeito de álcool e de outras drogas que alterem a capacidade psicomotora.

“O uso do álcool e outras drogas que alteram a percepção dos motoristas aumenta o risco de acidentes de trânsito e a insegurança da comunidade. Por isso, a realização de medidas preventivas de fiscalização é essencial.

Hoje, nós já utilizamos o etilômetro durantes as abordagens e, com a inclusão do drogômetro entre os dispositivos usados pelos nossos agentes, conseguiremos reforçar o caráter preventivo das atividades, contribuindo assim para a criação de um trânsito mais seguro para todos”, declara Tânia.

Segundo o superintendente de Trânsito e Segurança Viária, João Rodrigo Pontes, além de identificar entorpecentes como cannabis e cocaína, o equipamento também pode constatar o uso de anfetaminas e metanfetaminas, opiáceos, entre outros, até seis horas após a utilização. A análise das amostras leva cerca de cinco minutos.

“Para isso é realizada uma pequena coleta da saliva dos motoristas e condutores abordados. A verificação e emissão do resultado acontecem no próprio local, sendo possível confirmar se houve uso ou não de uma grande variedade de drogas”, explica Pontes.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Ex-presidente de associações de aposentados é presa em operação da PF contra desvios no INSS

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Leonardo é acusado de dar bebida alcoólica ao neto de 1 ano

2.

Londrina x Operário-PR: horário e onde assistir ao jogo da Copa do Brasil

3.

Associação Fernix apresenta ações na área da oncologia na Tribuna Livre

4.

Ex-presidente de associações de aposentados é presa em operação da PF contra desvios no INSS

5.

Ex-presidente de associações de aposentados é presa em operação da PF contra desvios no INSS

6.

Lâmpadas de tecnologia LED já iluminam 70% de Ponta Grossa

7.

Justiça determina uso de tornozeleira a preso que não tem as pernas

8.

Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta

9.

Lago de Olarias recebe ato público em defesa das mulheres neste domingo (08)

10.

Prefeitura de Ponta Grossa entrega novos equipamentos à APACD

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia