Polícia prende homem por descumprir medidas protetivas contra a ex-companheira, em Irati

Na tarde desta segunda-feira (11/03/2024), policiais da 41ª Delegacia de Polícia Civil de Irati deram cumprimento a mandado de prisão preventiva de homem de 47 anos investigado pelo crime de descumprir decisão judicial que decreta medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha contra sua ex-companheira.
A vítima solicitou medidas protetivas de urgência em 2023 que foram deferidas, sendo cientificado o suposto autor dos fatos de que não deveria se aproximar da vítima, tampouco manter contato com ela e seus familiares por qualquer meio.
Apesar dessas restrições a ele impostas, em fevereiro desse ano o investigado deliberadamente descumpriu as proibições ao tentar estabelecer contato com a vítima via telefone.
Por causa das medidas protetivas impostas, o autor mandou um terceiro à casa da vítima para intermediar questões pendentes entre eles.
Ao não se contentar com o desfecho da situação, passou a lugar insistentemente para o celular do intermediário e exigir falar com a vítima, a qual se recusava a falar com o autor.
Os fatos foram registrados por vídeo em que era possível perceber que o autor gritava, bastante exaltado, pelo telefone, proferindo xingamentos contra a vítima.
Registrado o Boletim de Ocorrência pelo referido descumprimento, foi instaurado o Inquérito Policial e diante do claro desrespeito à ordem judicial e do perigo iminente que a vítima sofria, já que era claro o descontrole do investigado e imprevisível sua próxima, foi requerida a prisão preventiva do indivíduo.
O indivíduo foi entregue ao Departamento de Polícia Penal estando a investigação em vias de conclusão para ser remetido ao poder judiciário.
A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem nas investigações de crimes ligados a violência doméstica ou abuso sexual. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197 ou 181.