CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

PF vai apurar divulgação via internet de notícias falsas sobre tragédia no RS

8 de Maio de 2024 às 16:42

PF vai apurar divulgação via internet de notícias falsas sobre tragédia no RS
Ricardo Brandt
Inquérito foi aberto nesta quarta (8), a pedido da secretaria de Comunicação da Presidência, que deu nome de influenciadores

A Polícia Federal abriu inquérito, nesta quarta-feira (8), para investigar a divulgação de notícias falsas na internet sobre ações governamentais durante a tragédia que atinge o Rio Grande do Sul, desde a última semana. A apuração foi aberta a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência, um dia antes.

Uma lista com nomes de influenciadores digitais e autores das chamadas fake news foi entregue à PF. No documento em que pediu a investigação sobre os supostos crimes de disseminação de desinformação, consta que os "conteúdos afirmam que o governo federal não estaria ajudando a população".

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, alertaram na terça-feira (7) sobre as fake news e a preocupação com o "impacto dessas narrativas".

No documento dirigido à PF, o governo explica os motivos do pedido. "A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises."

A Advocacia-Geral da União (AGU) deve atuar no caso e serão acionados órgãos competentes para ações judiciais de responsabilização dos eventuais culpados.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Investigação policial aponta culpa de adultos em afogamento de criança em Ponta Grossa 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Justiça determina uso de tornozeleira a preso que não tem as pernas

2.

Lâmpadas de tecnologia LED já iluminam 70% de Ponta Grossa

3.

Vagner defende pênalti no final e Operário vence o Londrina pela Copa do Brasil 

4.

Prazo para pagamento da 1ª parcela do IPTU 2026 termina nesta sexta-feira (20)

5.

Investigação policial aponta culpa de adultos em afogamento de criança em Ponta Grossa 

6.

Em Ponta Grossa, Lei que isenta inscrição de pessoas com deficiência em corridas de rua é sancionada

7.

Associação Fernix apresenta ações na área da oncologia na Tribuna Livre

8.

Feira da Tropa celebra o Dia do Artesão

9.

Prefeitura de Ponta Grossa entrega novos equipamentos à APACD

10.

Leonardo é acusado de dar bebida alcoólica ao neto de 1 ano

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia