CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

PF realiza operação para combater trabalho em condições análogas a de escravo no PR e SC

16 de junho de 2023 às 05:52

Publicidade
PF realiza operação para combater trabalho em condições análogas a de escravo no PR e SC
Imagem e informações Policia Federal
A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizou diligências para apurar crime de redução a condição de trabalho análoga à de escravo na zona rural dos municípios de Água Doce/SC e General Carneiro/PR. A operação foi realizada nos dias 13 e 14 de junho.

Constatou-se que três trabalhadores, originários do Maranhão, Pernambuco e Goiás, realizavam a colheita de batatas em uma fazenda sem qualquer equipamento de proteção individual (EPI) ou condições dignas de trabalho. Trabalhavam descalços e com suas próprias roupas, em temperaturas baixas (cerca de 6º).

As condições degradantes de trabalho foram constatadas também pela jornada exaustiva, que perdurava das 5h da manhã até às 18h da tarde. Os alojamentos disponibilizados aos trabalhadores também possuíam diversas irregularidades, como chuveiro elétrico sem funcionamento e colchões direto no piso.

Ao final da ação foram os três trabalhadores retornaram aos seus estados de origem mediante emissão das passagens rodoviárias custeadas pelo empregador.

Foram identificados, ainda, nove trabalhadores sem o devido registro em carteira de trabalho, além de dois adolescentes em situação de trabalho infantil.

Os adolescentes identificados, com idade entre 16 e 17 anos, estavam trabalhando em atividades elencadas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Decreto no 6.481/2008), no trabalho rural, também na colheita de batatas.

Esses trabalhos expõem pessoas com idade inferior a 18 anos a diversos riscos ocupacionais e repercussões à saúde, tais como exposição à radiação solar e outras intempéries (trabalho à céu aberto), esforços físicos intensos, acidentes com animais peçonhentos e agentes parasitários, exposição a agrotóxicos, além de outros riscos físicos, químicos e biológicos.

Os indiciados responderão pelo crime de Redução a condição análoga à de escravo, previsto no artigo 149, do Código Penal, com pena de reclusão de 2 a 8 anos.

Compartilhe:

Leia também

Filha esfaqueia pai até a morte e arranca o coração dele

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

CRMB Itinerante vai levar atendimento a mulheres em situação de violência aos bairros de Ponta Grossa

2.

Carro fica pendurado em estacionamento de prédio em Nova Lima; VÍDEO

3.

Educação de Ponta Grossa alcança maior nota da história no Ideb

4.

Educação de Ponta Grossa alcança maior nota da história no Ideb

5.

Vinicius Júnior renova contrato com Real Madrid até junho de 2032

6.

PF indicia 16 funcionários e ex-funcionários da Voepass pela queda que matou 62

7.

Carro fica pendurado em estacionamento de prédio em Nova Lima; VÍDEO

8.

Prefeitura inicia obras de drenagem para levar asfalto novo ao Jardim Paraíso

9.

Como é ‘farmar aura’? São Paulo teve até competição para isso no fim de semana

10.

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Mounjaro

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia