CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Polícia

Operação da PF prende 'Sheik dos Bitcoins' no Paraná

3 de Novembro de 2022 às 05:02

Operação da PF prende 'Sheik dos Bitcoins' no Paraná
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Curitiba/PR. A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (3/11), um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão em decorrência de aprofundamentos da Operação Poyais, que apura a prática de crimes contra a economia popular e o sistema financeiro nacional, de estelionato, de lavagem de capitais e de organização criminosa. As ordens foram expedidas pela 23ª Vara Federal de Curitiba/PR.

Francisley Valdevino da Silva é suspeito de intermediar movimentação de cerca de R$ 4 bilhões por meio de fraudes. Em nota, ele diz estar à disposição para esclarecimentos à polícia.

A investigação apurou, após a deflagração da Operação Poyais em 06/10/2022, que o responsável por organização criminosa suspeita da prática no Brasil e no exterior de fraudes com criptoativos descumpriu medidas cautelares diversas da prisão impostas pela Justiça Federal. Dentre as restrições, o investigado não poderia continuar a administrar suas empresas e tampouco praticar atos de gestão no interesse de seu grupo econômico.

A partir de trabalhos policiais, foi possível identificar que o investigado, dias após a deflagração da operação policial, passou a realizar encontros frequentes, em sua residência em Curitiba, com funcionários de suas empresas. Uma das empregadas é a gerente financeira de seu grupo, ao passo que outro empregado identificado é o responsável pelo designer gráfico das plataformas virtuais criadas pelo investigado para prática das fraudes.

Além do descumprimento das medidas cautelares, as quais eram suficientes para a expedição do decreto de prisão, a constatação dos encontros frequentes do investigado com empregado responsável pelo designer gráfico das plataformas virtuais demonstrou que a organização criminosa continuava ativa e promovendo atos criminosos.

No bojo da investigação da Operação Poyais, demonstrou-se que o grupo criminoso, além de promover fraudes no Brasil e no exterior, confeccionava e comercializava plataformas e sistemas virtuais para terceiros interessados na prática de crimes semelhantes. Recentemente, no bojo da Operação Bad Bots, também deflagrada pela Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, houve a condenação de duas pessoas responsáveis por crimes contra o sistema financeiro a partir de fraude envolvendo a comercialização de criptomoedas. Com o avanço das investigações, comprovou-se que o sistema virtual usado para tais fraudes foi criado e mantido pela organização criminosa ora investigada.

Da mesma forma, demonstrou-se que os encontros do investigado com funcionário da área de criação de plataformas virtuais se destinavam a criação e manutenção de outros sistemas virtuais ativos, comercializados pela organização criminosa com terceiros, possivelmente usados para promoção de práticas criminosas semelhantes.

Por conta disso, considerando a atualidade e periculosidade das ações do investigado, o qual, mesmo solto, continuou a criar e gerir plataformas virtuais usadas para promoção de esquemas de pirâmides financeiras, a prisão preventiva foi decretada pela Justiça Federal também para garantia da ordem pública e econômica, buscando-se, assim, o fim da atividade delitiva.

As investigações da Operação Poyais continuam, não apenas para cessação das atividades criminosas, mas também para a elucidação da participação de todos os investigados nos crimes sob apuração, bem como o rastreamento patrimonial para viabilizar, ainda que parcialmente, a reparação dos danos gerados às vítimas.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Operação policial desarticula núcleo logístico de organização criminosa em Ponta Grossa 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

2.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

3.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

4.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

5.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

6.

Mulher dá à luz no trabalho sem saber que estava grávida

7.

Operação policial desarticula núcleo logístico de organização criminosa em Ponta Grossa 

8.

Prefeitura agiliza alvarás e intensifica fiscalização sobre obras irregulares

9.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

10.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia