27 de Janeiro de 2026 às 12:06

Autoridades portuguesas apreenderam quase nove toneladas de cocaína transportadas em uma embarcação semissubmersível — conhecida como “submarino” do narcotráfico — interceptada ao largo do arquipélago dos Açores. Segundo a Polícia Judiciária, a ação, anunciada nesta segunda-feira, 26, é a maior apreensão de cocaína da história de Portugal e expõe o uso crescente do Atlântico como rota estratégica do tráfico internacional entre a América Latina e a Europa.
A bordo da embarcação estavam três colombianos e um venezuelano, detidos durante a operação. O semissubmersível havia partido da América Latina e foi interceptado a cerca de 400 quilômetros dos Açores, em uma ação conjunta que envolveu a Polícia Judiciária, a Marinha e a Força Aérea, com apoio das autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido.De acordo com a polícia, a operação Adamastor foi realizada sob condições meteorológicas adversas.
Durante a abordagem, a embarcação acabou afundando, o que resultou na perda de 35 dos cerca de 300 fardos de droga transportados. Ainda assim, o volume recuperado foi suficiente para estabelecer um recorde histórico e representa um dos maiores golpes recentes contra o narcotráfico transatlântico.
Fale conosco
Previsão do Tempo
Carregando...
Cotação A1
Carregando...
10+ Lidas