CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Uruguai começa hoje (01) venda de maconha em farmácia

1 de julho de 2017 às 07:49

Mesmo com mais de 60% dos uruguaios contra a venda de cigarros de maconha nas farmácias do país, a chamada Lei da Maconha entra em vigor neste sábado, 1º de julho. Aprovada pelo Congresso em 2013, impulsionada pela Presidência de José "Pepe" Mujica (2010-15), a lei já tem seus demais pontos em vigor. Além de descriminalizar a posse, a lei permitiu o cultivo para consumo pessoal (cada usuário pode ter até seis plantas em casa) e criou os clubes de cultivo coletivos, onde até 45 membros se associam para plantar e se beneficiar da colheita, com direito ao consumo de até 40 gramas mensais per capita.

Ambas as atividades são reguladas e fiscalizadas pelo Estado. Hoje já existem cerca de 7.000 cultivadores individuais ativos no país. A venda da maconha em farmácias, porém, foi a parte mais difícil de por em vigor. Houve resistência dos estabelecimentos, que exigiram reforço do aparato de segurança para evitar roubos e eventuais ataques de quadrilhas de narcotraficantes.

A pedido da Associação das Farmácias do Uruguai, foram instalados botões antipânico conectados diretamente às delegacias mais próximas, para que a polícia seja acionada assim que surgir o risco de uma tentativa de roubo do estoque das lojas. Pela norma que entra em vigor neste sábado (1), cada usuário registrado terá direito a comprar, no máximo, 10 gramas por semana, a US$ 1,30 (R$ 4,30) o grama. É preciso ser uruguaio ou residente legal no país e preencher um formulário nos Correios.

As farmácias não guardarão dados pessoais dos usuários, que serão reconhecidos apenas por suas digitais. O banco de dados de quem é usuário será mantido sob sigilo no Ministério da Saúde.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher vai procurar emprego e descobre que está registrada como presidente da República

2.

Terminal Central recebe obras de acessibilidade e modernização a partir desta segunda-feira

3.

VIDEO: Flávio veste colete à prova de balas; "Não posso dar sopa ao azar" 

4.

Operário-PR e Criciúma marcam no segundo tempo e empatam pela Série B 

5.

Homem é encontrado morto dentro de residência na Vila Estrela em Ponta Grossa 

6.

Menina de 2 anos morre ao cair do 11º andar enquanto pai dormia bêbado

7.

Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis no centro de Ponta Grossa 

8.

Assessor de deputada e presidente municipal do PL morre após infarto em SC

9.

Saúde orienta como diferenciar doenças respiratórias com queda de temperaturas no Paraná

10.

Mercado da Família chega a 30 pontos credenciados e fortalece acesso às famílias nos bairros

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia