Trabalhadores do transporte coletivo em Irati estão em greve
![](https://agora1.info/wp-content/uploads/2025/01/irati-viacao-greve-agora1-720x394.jpeg)
Desde segunda-feira (27), funcionários da empresa responsável pelo transporte coletivo em Irati (Transiratiense) estão em greve. A decisão pela parada total da frota foi tomada pelos trabalhadores em assembleia, realizada na última semana pelo Sintropas, que é o sindicato que representa a categoria. Diretores do sindicato estão em frente a empresa para assegurar que nenhum ônibus circule durante as paralisações.
A greve ocorre em função da falta de pagamento do salário e do cartão-alimentação de dezembro e pelo não pagamento do 13º salário. Além disso, a empresa já está há seis anos sem depositar o FGTS dos funcionários. A Transiratiense conta atualmente com 22 trabalhadores entre motoristas e cobradores.
Durante a tarde desta terça-feira, o presidente do Sintropas, Luizão, esteve em reunião com o prefeito, Emiliano Gomes, e com o Procurador-Geral do Município, Hermano Faustino, para cobrar da Prefeitura uma intervenção a cerca dos atrasos salariais. Na ocasião, o prefeito falou a respeito do atual contrato da empresa responsável pelo transporte em Irati e comentou sobre a possibilidade futura de uma nova licitação e até mesmo de um subsídio por parte do Governo Municipal. No entanto, o Poder Público não fará nada para resolver a situação atual, além de cobrar a empresa.
Luizão sugeriu ao prefeito, a elaboração de um contrato emergencial para tocar o sistema até que saia uma licitação do transporte e já informou que os funcionários só retornarão aos postos de trabalho se receberem todas as verbas trabalhistas. “A greve sempre é o último recurso, e o movimento grevista vai continuar até que a empresa pague 100% do que é de direito dos trabalhadores, lembrando que dia 5 já é a data do próximo pagamento e queremos garantias de que ele será feito”, destacou Luizão.
da assessoria