Sala do Empreendedor registra maior número de formalizações desde 2013
Por Millena Sartori
Apenas em agosto 235 microempresas individuais (MEIs) foram formalizadas no órgão
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, divulgou hoje (3) o balanço de microempresas individuais (MEIs) formalizadas através da Sala do Empreendedor. Fechando o mês de agosto com 235 novos empreendimentos, o total é o maior número registrado desde julho de 2013, que bateu a marca de 260 formalizações.
Em 2014 o mês recordista foi julho (140 novos MEIs), em 2015 janeiro (153), em 2016 agosto (147) e 2017 maio (175). Em comparação ao mesmo período do ano passado, agosto de 2018 teve um crescimento de 95,8%; o total de MEIs formalizados neste ano pela Sala do Empreendedor já ultrapassou 1.250.
Para a coordenadora do órgão municipal, este número reflete a nova lei de terceirização que autorizou a contratação de terceiros para postos de trabalho. “Nosso papel enquanto Sala é auxiliar os nossos empreendedores para que tenham sustentabilidade no seu negócio através de capacitações, eventos de network e consultorias, além dos serviços básicos prestados, por exemplo”, explica Tônia.
Serviços online
A Sala do Empreendedor de Ponta Grossa é o órgão municipal destinado à assistência dos microempreendedores individuais (MEIs), e oferece atendimento tanto presencial, no Paço Municipal, quanto online. Entre os serviços disponibilizados na internet estão, por exemplo, emissão de boletos da DAS, declaração da DASN, agenda e inscrições para oficinas de capacitação, tutoriais sobre as ferramentas da modalidade e até técnicas sobre como produzir um plano de negócios.
“Hoje o MEI tem tudo o que precisa na internet. A Sala do Empreendedor Digital é uma solução inovadora, que auxilia o empresário no seu recurso mais escasso: o tempo”, afirma Tônia Mansani, coordenadora do órgão, referindo-se ao site da Sala.