Rua do centro de Ponta Grossa poderá ter mão inglesa; diz AMTT
por Josué Teixeira
Motoristas que trafegam pela rua Dr. Francisco Búrzio, no Centro, podem ter novidades relacionadas a via nos próximos meses. Isso porque a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) analisa a possibilidade de promover uma alteração de sentido de tráfego, que pode passar a fluir com mão inglesa no trecho compreendido entre a Catão Monclaro e a Balduíno Taques.
Segundo o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a medida pode contribuir para melhorar o trânsito na região. No entanto, ele frisa que ainda são necessários alguns estudos para verificar a viabilidade da mudança e seu impacto no trânsito.
“Nós temos buscado implementar diversas alterações com o intuito de melhorar fluidez e a segurança no trânsito do centro da cidade e, em uma análise preliminar, nós percebemos que um dos gargalos no Centro é o cruzamento da Dr. Francisco Búrzio com a Balduíno Taques devido ao bloqueio que acontece por causa das conversões à esquerda nesse local. Em um primeiro momento, a mudança para mão inglesa permitiria que os motoristas acessassem essas vias de forma mais rápida e segura.
No entanto, como se trata de uma grande alteração, entendemos que há a necessidade de estudos mais aprofundados para que sejam verificadas outras variáveis como a questão da mudança de alguns semáforos, preferenciais e outras demandas que podem surgir.
Somente depois da verificação desses itens e a verificação da possibilidade de um impacto positivo com a mudança é que iremos buscar sua implementação”, explica Pellissari.