Revista inglesa coloca UEPG entre as melhores do mundo
Times Higher Education avaliou universidades em quatro áreas diferentes do conhecimento. UEPG figura entre as melhores em três setores
A revista inglesa Times Higher Education (THE), uma das mais reconhecidas do mundo da educação, publicou um novo ranking das melhores universidades do mundo. Desta vez, a avaliação é dividida em quatro setores: Ciências da Vida (Live Sciences), Ciências Físicas (Physical Sciences), Psicologia (Psychology) e Clínica, Pré-Clínica e Saúde (Clinical, Pre-Clinical & Health).
O ranking 2019 classifica às universidades a partir das quatro áreas de conhecimento e a UEPG está entre as melhores do mundo em três delas. Os indicadores de desempenho são agrupados em cinco áreas: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa) e renda da indústria (transferência de conhecimento).
No setor de Ciências da Vida (Live Sciences), a Revista colocou a UEPG entre as 600 melhores universidades do mundo. Já na área de Ciências Físicas (Physical Sciences) a Universidade figura entre as 800 melhores instituições do mundo e, por fim, na categoria de Clínica, Pré-Clínica e Saúde (Clinical, Pre-Clinical & Health) a UEPG também figura entre as 800 melhores do mundo.
O professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG e diretor do Hospital Universitário (HU-UEPG) por sete anos, destaca o avanço da Universidade no setor de saúde. “A área da Saúde teve um grande avanço graças ao empenho e dedicação de docentes, agentes universitários, profissionais e estudantes de graduação, pós graduação e residentes”, afirma Everson.
Everson lembra que nos últimos anos tivemos houve a consolidação da excelência de cursos decanos da UEPG, como Farmácia e Odontologia – ambos criados em 1952. “Com o dinamismo e competência dos cursos de Biologia e de Educação Física, associados com o advento de cursos fundamentados na área da Saúde mais novos, como Enfermagem e Medicina, conseguimos um avanço global”, conta o vice-reitor.
Funcionamento do HU
Diretor do Hospital Universitário por sete anos, Everson lembrou que o pleno funcionamento da unidade também teve importância central para que a UEPG figurasse nos principais rankings do mundo. “Passamos a ofertar 168 leitos e mais de 70 mil atendimentos, consultas, cirurgias e exames por ano”, destaca Krum.
Na visão do vice-reitor da UEPG, outra área em ótimo desenvolvimento na UEPG é a Pós-Graduação com os cinco Mestrados e dois Doutorados na área da Saúde, além de 10 Residências Médicas e sete Residências Uni e Multiprofissionais.
Entre as melhores da América Latina
Em julho, a Times Higher Education (THE) divulgou um levantamento das melhores universidades da América Latina (clique aqui para ver). O ranking coloca a UEPG entre as cem melhores instituições de ensino superior da região. Trata-se de ranking no qual a publicação inglesa avalia as universidades a partir do seu desempenho em pontos, a exemplo de ensino, pesquisa (volume, rendimento e reputação), citações em artigos (influência da pesquisa) e transferência de conhecimento.
Coordenadoria de Comunicação UEPG