Raça Purunã será reconhecida oficialmente nesta quarta (26)
O lançamento oficial da raça composta de gado de corte Purunã, em evento agendado para esta quarta-feira (26) às 10 horas no Palácio Iguaçu.
A raça Purunã é resultado de acasalamentos e incorpora todo o avanço genético das raças Charolês,Caracu,Aberdeen Angus e Canchim. Como o rebanho fundador não será fechado, o Purunã não terá problemas de consanguinidade. Raça de gado bovino, desenvolvida no IAPAR, derivada do cruzamento de Charolês, Caracu, Red Angus e Canchim.
Visando obter maior rendimento, há décadas os criadores buscam melhorar os rebanhos por meio de seleção beseada em avaliações genéticas e dos chamados cruzamentos industriais, estratégias que raramente dão bons resultados, pois, na maioria das vezes, desconsideram a aptidão das raças utilizadas nos cruzamentos e os parâmetros genéticos para o máximo aproveitamento do que cada uma delas pode oferecer de melhor.
Mas com o trabalho desenvolvido pela IAPAR (Instituto Agrônomo do Paraná), após 30 anos de estudo o resultado obtido foi a raça Purunã. Raça a qual tem como objetivo a produção de carne sendo um animal de boa precocidade tanto na produção de carcaça e matriz.
Por ter em sua composição racial 25% de Caracu e 10% de Zebu, o Purunã é um animal rústico, tolerante ao calor e resistente ao carrapato e outros parasitas. Com 40% de Charolês no genótipo, animais Purunã tem alta velocidade de ganho de peso e produzem carcaças que, fornecerem grande rendimento com elevada porcentagem de carnes nobres e pequena capa de gordura. Outras características são a precocidade, o tamanho adulto moderado, o temperamento dócil, o marmoreio e a maciez da carne. Além dessas, as vacas Purunã apresentam boa produção de leite e excelente habilidade materna, atributos herdados do caracu e do Angus.
Agora 1