Programa do Bacil leva informação e entretenimento aos sábados e domingos para 21 radios do Paraná
Emerson Bacil tem 17 anos de Rádio. Iniciou na direção da emissora onde a família é sócia-proprietária aos 19 anos, num desafio de comandar a equipe da Cultura Sul São Mateus do Sul.
Até os onze anos permaneceu no interior, localidade de Meia Lua – onde os pais Olisses e Anastácia residiam – em São João do Triunfo. O pai, plantador de fumo, se elegeu vereador e logo depois prefeito. Emerson Bacil é advogado, com doutorado em Ciências Jurídicas e empresário. Levar entretenimento e informações sempre fizeram parte do seu estilo de vida e, disso, a ampliação do Programa do Bacil.
O saudoso Olisses Bacil faleceu poucos meses antes de Emerson se eleger deputado estadual em 2018. O respeito ao legado, continuidade e espaço conquistado na defesa de bandeiras como a dignidade do produtor de fumo têm origem na família, potencializados pelo trabalho na cadeia produtiva da Erva-mate e sustentabilidade e manejo do Pinheiro Araucária. Dois símbolos paranaenses presentes na bandeira do Estado.
O estilo é baseado no humor, com o personagem Diudio, mas abrindo espaço para discussão de pautas estaduais, na cadeia de rádios aos sábados às 10:00 horas. Domingo o Programa do Bacil as 07:00 horas abre espaço para novos talentos. Tendo a linguagem, o jeito e o estilo de estar e ser amigo do povo, marca registrada de Olisses e mantida por Emerson.
As instruções da mãe professora, o companheirismo da família, somado da esposa e dos dois filhos motivam para seguir!
Estar em 21 rádios potencializa ampliar esse contato com as pessoas e manter a defesa da dignidade dos fumicultores, fortalecer os produtores de Erva-mate defendendo o pequeno produtor rural e trabalhar em assuntos pontuais, como a sustentabilidade do Pinheiro Araucária. A proposta da criação de um observatório para combater a violência contra a mulher, causa animal, revalida dos médicos por exemplo, demonstra a amplitude da linha de trabalho em sintonia com pautas sociais coletivas.
A experiência de vida de Emerson Bacil, de um menino crescido no interior e conhecedor do dia a dia do pequeno agricultor com pouca terra e carente de opções rentáveis para si e filhos, chegando ao rádio e com formação em direito são componentes do meio de ser. Se comunicando por meio das emissoras de rádio, trocando conhecimento e ativo na vida política e social. Esse é o modo de ser do programa do Bacil.
Rádios de São Mateus do Sul, Irati, União da Vitória, Rio Azul, Prudentópolis, Pato Branco, Fernandes Pinheiro, Paula Freitas, Rebouças, Mallet, Cruz Machado, Salto do Lontra, Imbituva, Curitiba, Morretes, Palotina, Terra Rica, Bituruna, Palotina, General Carneiro, Reserva do Iguaçu e Guaratuba retransmitem o programa do Bacil. Algumas rádios entram aos sábados às 10h e outras nos domingos às 7h.
“Temos esse objetivo de manter um imenso legado deixado pelo meu saudoso pai Olisses. Por onde passou deixou amigos e mantinha esse elo de entretenimento presente em si. Coube a mim manter essa história do programa do Bacil, que ele comandava, ampliar e manter viva a memória. Junto disso levando entretenimento, diversão e pautados no interesse coletivo”, destaca Emerson Bacil.