CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Procon abre mutirão online para renegociação de dívidas

16 de Maio de 2016 às 14:50

Pessoas físicas e microempreendedores terão duas semanas para renegociar suas dívidas. A prefeitura de Ponta Grossa, através da Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON), órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, com parceria com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor – SENACON – está promovendo, de hoje até dia 30 de maio, um mutirão online de renegociação de dívidas.
Para celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta entre o PROCON, a Senacon, o Banco Central do Brasil, o Sebrae, a Febraban e a Serasa permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataformawww.consumidor.gov.br.
A adesão é bastante simples. Segundo o coordenador executivo do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataformawww.consumidor.gov.br, entre os dias 16 e 30 de maio e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.
De acordo com o coordenador Edgar Hampf, a iniciativa atende a uma demanda crescente de consumidores que encontram-se em situação financeira delicada, em função das dívidas crescentes. “Esta é a oportunidade de obter uma renegociação vantajosa, efetiva e imediata, especialmente das dívidas mais pesadas, que têm encargos maiores”, explica. Segundo Hampf, a recomendação é que o consumidor procure estancar – com a renegociação – o crescimento principalmente das dívidas com cartões de crédito e cheque especial. “Essas são as que têm juros e acréscimos mais pesados. É dessas, principalmente, que o consumidor deve livrar-se logo”, reforça Edgar Hampf.
Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.
Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento

Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro.

Agora 1

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

    Categorias

    • Celebridades
    • Curiosidade
    • Esporte
    • Eventos
    • Geral

    Redes Sociais

    Hospedado por CloudFlash
    Desenvolvido por Flize Tecnologia