CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Procon abre mutirão online para renegociação de dívidas

16 de Maio de 2016 às 14:50

Pessoas físicas e microempreendedores terão duas semanas para renegociar suas dívidas. A prefeitura de Ponta Grossa, através da Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON), órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, com parceria com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor – SENACON – está promovendo, de hoje até dia 30 de maio, um mutirão online de renegociação de dívidas.
Para celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta entre o PROCON, a Senacon, o Banco Central do Brasil, o Sebrae, a Febraban e a Serasa permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataformawww.consumidor.gov.br.
A adesão é bastante simples. Segundo o coordenador executivo do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, para participar, o consumidor ou MEI devem acessar a plataformawww.consumidor.gov.br, entre os dias 16 e 30 de maio e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.
De acordo com o coordenador Edgar Hampf, a iniciativa atende a uma demanda crescente de consumidores que encontram-se em situação financeira delicada, em função das dívidas crescentes. “Esta é a oportunidade de obter uma renegociação vantajosa, efetiva e imediata, especialmente das dívidas mais pesadas, que têm encargos maiores”, explica. Segundo Hampf, a recomendação é que o consumidor procure estancar – com a renegociação – o crescimento principalmente das dívidas com cartões de crédito e cheque especial. “Essas são as que têm juros e acréscimos mais pesados. É dessas, principalmente, que o consumidor deve livrar-se logo”, reforça Edgar Hampf.
Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.
Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento

Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro.

Agora 1
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Amantes são presos após serem flagrados em relação sexual em cima de túmulo; vídeo

2.

Ponta Grossa implementa vacinação domiciliar para pessoas com TEA

3.

De virada Operário vence o São Bernardo fora de casa pela Série B 

4.

Mulher reage a assalto dentro da própria casa e mata criminoso

5.

Se povo quiser acreditar na mentira, é responsabilidade dele", diz Lula 

6.

Obras avançam na Vila Guaíra, que já recebe asfalto novo

7.

‘Fé Ponta Grossa’ - Fernandinho se apresenta nessa quinta-feira no Centro de Eventos 

8.

Jovem que sofreu acidente com moto na madrugada de domingo morre no hospital 

9.

CECON Nova Rússia realiza Baile da Mulher Mais Elegante nesta quarta-feira (25)

10.

Morre o ator Gerson Brenner, aos 66 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia