CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Prefeitura projeta passeio de Maria Fumaça até o Alagados

16 de Julho de 2018 às 16:07

Por Ana Bitencourt Maravieski

Na última sexta-feira (13), o prefeito Marcelo Rangel e o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) Edgar Hampf fizeram uma visita técnica à represa de Alagados. A inspeção do local serviu para averiguar as condições para o tráfego de passageiros pela linha que liga a estação de Uvaranas até a barragem. A proposta da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fumtur, é fomentar o turismo rural no Alagados com um acesso ferroviário até o local. O trajeto foi realizado por um veículo ‘auto de linha’ da Rumo Logística, detentora da concessão ferroviária em Ponta Grossa.

“O nosso objetivo é ter um serviço de transporte de trem regular de Ponta Grossa à região de Alagados. A diretoria da Rumo deixou claro que há um grande interesse no ajuste da aliança com a Prefeitura, para retomarmos o transporte turístico pela linha férrea em Ponta Grossa. O que nós queremos é desenvolver o Alagados como polo turístico. E nesse caso o trem não será a atração principal e, sim, o meio de transporte para irmos até o local. Pudemos acompanhar na vistoria paisagens deslumbrantes, passamos por pontes e viadutos muito bonitos, além de todo o cenário que ajuda muito. Quem for até o local poderá explorar o turismo rural e inédito naquele local”, avalia o presidente.

O prefeito Marcelo Rangel acompanhou a inspeção e relatou sobre a expectativa em relação à iniciativa. “O projeto que estamos construindo tem como objetivo atrair turistas não só de Ponta Grossa, mas de todo Brasil. Já resgatamos um pouco da memória ferroviária na região com o projeto Caminhos de Ferro, e ainda queremos e faremos mais”, disse Rangel.

Hampf ainda reitera o papel da Fumtur nesse processo. “Nós fomentaremos o turismo através da oferta turística. Para isso, é necessário ter restaurantes no local, hotel, pedalinhos, estabelecimentos para locar caiaques, bicicletas e demais produtos para, assim, atrair visitantes”, afirma o presidente. No passeio também estiveram presentes os diretores da Rumo, Marcelo Fiedler e Andrea Mercaldo, e o chefe de gabinete do executivo, Alessandro Lozza e do vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg.

Como vai funcionar

A ideia contempla um passeio de ida no sábado pela manhã e a volta seria no período da tarde. “O nosso desafio é desenvolver todo o potencial turístico daquela região com uma linha de transporte regular de trem funcionando todo o final de semana. Além disso, a experiência ainda conectaria os turistas com as atrações turísticas que tem ali perto. Em um raio de 10 km mais ou menos, é possível visitar a Capela Santa Bárbara, diversas trilhas, a Cachoeira do Rio São Jorge, Mariquinha, entre outros pontos”, explica o presidente da Fumtur.

A expectativa da Fundação é restaurar a ‘Locomotiva 250’ que está no Complexo Ambiental. “Gostaria de adiantar e reforçar que a nossa preferência é pela recuperação da nossa locomotiva. Mas a Prefeitura vai apenas garantir através da operacionalização da linha, que não será mantida pelo órgão, permitir que as pessoas cheguem até o local através do trem. A responsável pelo transporte será escolhida por licitação e, com isso, ficará a cargo da instituição contratar maquinistas e demais funcionários para operar os passeios”, disse Hampf.

O preço dos ingressos será mais acessível aos munícipes e demais turistas, que ainda contarão com uma estrutura turística no local. “Sempre friso que turismo é indústria, se o fomentarmos ainda vamos gerar empregos. Isso impactará no comércio, já que turismo é viajar, comer e comprar. Assim, criaremos oportunidades para os moradores de Ponta Grossa e região”, finaliza Hampf.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

2.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

3.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

4.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

5.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

6.

Mulher dá à luz no trabalho sem saber que estava grávida

7.

Operação policial desarticula núcleo logístico de organização criminosa em Ponta Grossa 

8.

Prefeitura agiliza alvarás e intensifica fiscalização sobre obras irregulares

9.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

10.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia