Agora1

Ponto digital é a principal tendência para controle de jornada de trabalho em 2021

10 de fevereiro de 2021 - 20:32
Imagem A1

57% dos brasileiros desejam trabalhar de casa, mesmo após a pandemia. Como vai ficar o controle de ponto?

A tecnologia tem otimizado processos de diferentes setores de organizações. Com o RH isso não seria diferente. Entre as variadas possibilidades de migração do setor para o ambiente virtual está o controle de ponto online.

Ele faz parte de um dos métodos mais atuais do mercado e surgiu com o objetivo de desburocratizar o dia a dia das empresas. A seguir, você conhecerá suas principais características e de que forma ele pode contribuir para a produtividade do seu negócio.

Mas, antes, vamos falar porque essa tendência se tornou atual e indispensável. Com a pandemia, as empresas, que antes tinham um sistema de ponto nos escritórios, viram-se sem alternativas para controlar a jornada de trabalho dos seus colaboradores.

De acordo com pesquisa feita pelo SalesForce com mais de 20.000 pessoas, 42% desejam seguir trabalhando em casa, mesmo com o fim da pandemia. Quando a gente traz isso para o Brasil, 57% dos entrevistados demonstram o interesse do home office como principal modelo de trabalho.

Eis, então, um dos principais desafios dos empresários e áreas de RH. E como em todo processo de crise, coisas novas sempre surgem, as empresas que oferecem sistemas para marcação de ponto online, ganharam visibilidade da noite para o dia.

O que é controle de ponto online

O controle de ponto online é a modernização de um processo que faz parte do setor de RH há décadas. Ele surgiu da necessidade de agregar informações a respeito da jornada de trabalho dos colaboradores de forma mais consistente e dinâmica.

Em outras palavras, ele diz respeito à integração de uma série de elementos tecnológicos que reduzem erros de contagem de horas, honorários, atrasos, faltas, entre outros processos relacionados à vida funcional do trabalhador.

O resultado de sua integração ao RH é a otimização do setor, que se beneficia com a redução de processos trabalhistas, controle de horas e registros de informações que fazem toda diferença para a produtividade e redução de custos da empresa.

Como o controle de ponto funciona

Como o próprio nome sugere, o software para controle de ponto online verifica as marcações de ponto que foram feitas digitalmente.  Por meio de um dispositivo conectado à internet, como tablet, celular, entre outros, a marcação pode ser feita de diversas maneiras.

Uma delas é o reconhecimento facial, que é armazenado em um software desenvolvido para este fim. Isso evita que outro colaborador realize o registro no lugar do colega de trabalho, evitando fraudes.

Os dados de jornada de trabalho, horas extras, atrasos, faltas, contabilização de banco de horas, férias, afastamentos, entre outros, são armazenados em nuvem. Isso possibilita que o gestor de RH acompanhe essas informações remotamente.

Vantagens de contar com controle de ponto online

Uma das principais vantagens do controle de ponto online é que ele dispensa a instalação de equipamentos que demandam manutenção periódica de alto custo. Além disso, cada colaborador tem a possibilidade de possuir uma credencial única.

Isso evita a duplicação de dados e cruzamento de informações duvidosas. Não é à toa que esse recurso oferece uma das soluções mais completas e eficientes para o RH. Tudo isso com o melhor custo-benefício.

Informações completas acessíveis: O controle de ponto online otimiza o trabalho de equipes e departamentos, de modo a oferecer um cenário mais amplo de informações a respeito do corpo profissional.

Facilidade de gestão: O sistema não necessita de grandes servidores. Tudo é realizado por meio de uma plataforma online. Isso garante a melhor administração por parte dos profissionais de RH, que terão mais tempo para lidar com outros processos do setor.

Veracidade dos dados: A segurança das informações é uma das principais vantagens do controle de ponto online. Tanto os colaboradores quanto a equipe gestora contam com uma fonte confiável de dados, o que evita ações judiciais e problemas operacionais.

Segurança jurídica: O sistema está completamente em conformidade com a portaria 1510/2009 do Ministério do Trabalho. Em outras palavras, ele cumpre uma série de requisitos jurídicos para armazenamento, comprovação e emissão de dados.

Escalabilidade: Em poucos minutos, com o controle de ponto online, é possível criar escalas, organizar férias e realizar cadastros de novos colaboradores que, por sua vez, ficam aptos a marcar o ponto imediatamente.

Acesso dinâmico às informações:  Pelo fato de ser gerido por meio de aplicativo ou web, o sistema permite que o trabalhador e o gestor tenham acesso a informações de jornada de qualquer lugar.

Lembretes e alertas: A funcionalidade de notificações e alertas para que os colaboradores respeitem seus horários, banco de horas e escalas. Isso melhora a comunicação organizacional e imprime melhor consciência sobre a cultura da empresa.

Diferentes níveis de acesso: A empresa que utiliza o sistema de ponto online pode limitar determinadas ações dos colaboradores na plataforma, além de restringir informações que cada um pode visualizar.

Acesso ao histórico: Informações sobre banco de horas e outros dados sensíveis restritos ao gestor de RH e outras lideranças organizacionais melhoram o controle das atividades e, consequentemente, aumentam a lucratividade e a produtividade.

Agora você já conhece o que é sistema de controle ponto online e quais são suas vantagens. Na hora de inserir um em sua empresa, é fundamental contar com uma ferramenta que ofereça soluções completas e confiáveis.

Dessa forma, você se livrará de atividades burocráticas e passará a se concentrar em estratégias de promoção, retenção de talentos e expansão do seu negócio.

 

 

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.