Odailton deixa Secretaria de Gestão Financeira por motivos profissionais
Por Eduardo Farias/ Blogdodoc.com
Mudança à vista na Secretaria de Gestão Financeira de Ponta Grossa. O titular da pasta desde o primeiro mandato do prefeito Marcelo Rangel (PPS), contador Odaílton Souza, está de saída. Ele anunciou nesta quinta-feira (13) o desligamento após uma conversa com o alcaide. Em entrevista ao Blog do Doc.com, Odaílton contou que vai assumir novos compromissos profissionais com seu escritório de contabilidade que vão exigir dedicação integral, impossibilitando a permanência à frente das finanças da Prefeitura.
Odaílton conta que já vinha planejando se dedicar exclusivamente ao seu negócio desde o ano passado e que agora acredita ser o momento de deixar a pasta. Ele ressalta que foi um desafio grande organizar a parte financeira da Prefeitura e que entrega a pasta da melhor maneira possível.
Obrigações
“Passamos por um momento de crise nacional que também afetou as finanças da Prefeitura, mas mesmo assim conseguimos manter nossas principais obrigações em dia, como o salário do funcionalismo e os serviços essenciais prestados pelo Município”, ressaltou, enfatizando que foi uma experiência única estar à frente dos trabalhos na secretária que o fez crescer bastante profissionalmente.
O secretário permanece no cargo até o final deste mês e até lá participará de um processo de transição. O nome do sucessor deverá ser anunciado pelo prefeito também até o final de abril.
Metas cumpridas
Em relação à decisão do secretário, o prefeito Marcelo Rangel disse ao Blog do Doc.com se tratar de um excelente profissional, que conseguiu cumprir com as metas estabelecidas em um momento de crise financeira, com uma gestão técnica de responsabilidade e transparência.
“Lamento pela saída do Odaílton, que nos auxiliou muito nesses anos em que esteve no comando das finanças do Município, mas por outro lado fico feliz pela ascensão profissional dele. É uma decisão pessoal que respeito e agora faremos a transição na chefia da pasta, com muita tranquilidade, para dar sequência à política financeira da Prefeitura com a mesma equipe e a mesma linha adotada até agora”, declarou Rangel.
PPA e LDO encaminhados
Odaílton fica até o final do mês também para fechar as contas do primeiro quadrimestre da Prefeitura. Ele destaca que já está encaminhado o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA), que estabelece as prioridades financeiras do governo pelos próximos quatro anos, e que embasa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento do próximo ano.
Incremento no ICMS
Um levantamento realizado pelo secretário neste mês, com informações da economia do Município, revela que Ponta Grossa é uma das únicas cidades do Paraná a ter previsão de aumento na arrecadação de ICMS para 2018, muito por conta da instalação de novas indústrias e os aumento na prestação de serviços.
A estimativa é de que o ICMS de Ponta Grossa feche em R$ 156 milhões neste ano e passe para R$ 170 milhões em 2018, representando um acréscimo de 8,7%. Números acima de cidades como Londrina e Maringá, que têm previsão de queda na arrecadação, com saldo negativo de 3,12% em Londrina e 3,7% em Maringá. No Paraná, apenas a cidade de Araucária tem previsão de um aumento maior em ICMS para o ano que vem, na casa dos 11%.
PIB positivo
O incremento na arrecadação de ICMS é decorrência do saldo positivo do PIB do Município em 2016, que ficou em 2,71%, na comparação com 2015. A título de comparação, Londrina teve uma baixa de 13,85% e Maringá queda de 18,10% no mesmo período.
“Ponta Grossa vai entrar em um novo ciclo de arrecadação a partir de 2018 e a cidade tem tudo para crescer ainda mais”, finaliza Odaíton.
Quem assume?
O prefeito não revelou quem irá assumir a pasta, mas de acordo com informações apuradas pela reportagem, é possível que pela primeira vez na história a Secretaria de Gestão Financeira seja comandada por um servidor de carreira. A conferir!
As informações são do Blogdodoc.com
Agora 1