CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Ônibus de Ponta Grossa poderão  ser pagos com tecnologia Google; saiba mais 

Integração em andamento colocará Ponta Grossa como a primeira cidade com sistema de transporte urbano do Brasil a contar com o pagamento pela Carteira Google, via celular. Sistema passará por testes. 

2 de Dezembro de 2025 às 15:49

Ônibus de Ponta Grossa poderão   ser pagos com tecnologia Google; saiba mais 

Usuários do transporte coletivo em Ponta Grossa terão mais uma facilidade para o uso do sistema: o município será pioneiro entre as cidades brasileiras com sistema de transporte urbano ao anunciar a implementação da compra e armazenamento de passagens de ônibus diretamente na Carteira do Google. Até agora, apenas o sistema metropolitano de Curitiba conta com a inovação. 
 
A novidade, que utilizará a infraestrutura do Conecta PG, visa simplificar o embarque e oferecer a possibilidade de transporte sem o uso de cartões, posicionando o município na vanguarda nacional – com pagamento pelo celular. O uso dos cartões físicos Conecta PG e cartões para pagamento com débito e crédito, no entanto, continuarão ativos. 
 
Para a prefeita Elizabeth Schmidt, esta é mais uma conquista para melhorar o serviço oferecido. "Essa integração tecnológica é mais uma forma de aprimorar a experiência dos usuários de Ponta Grossa, trazendo comodidade, modernidade e reforçando nosso compromisso com um transporte público eficiente e inovador", destaca. 
 
A integração, resultado de parceria entre a Prefeitura, a operadora Transdata e o Google, chega em um momento estratégico, reconhecendo o ambiente tecnológico inovador do município. Ponta Grossa já se destaca nacionalmente no setor, tendo recebido o Prêmio EMV no Transporte no ranking Maiores e Melhores do Transporte 2025, na categoria Pagamento por Aproximação, em novembro. 
 
A grande vantagem para o usuário é a praticidade: não é necessário baixar um aplicativo específico, portar o cartão vale-transporte físico nem ter um smartphone habilitado com NFC (pagamento por aproximação). O pagamento, feito via Pix diretamente na Carteira do Google, gera um QR Code que será lido pelo validador dentro do ônibus. 
 
Neste momento, inicia-se o processo de estudo e implantação do serviço, com as conversas técnicas entre Prefeitura, Transdata e Google para configuração dos trajetos no sistema Google Maps e a realização de testes. A expectativa é que, em breve, os ponta-grossenses possam utilizar a funcionalidade. A data do início desta operação será divulgada pela Prefeitura. 
 
COMO FUNCIONARÁ: 
 
Realizando a compra a partir do Google Maps: 
 
1. Pesquisar o trajeto no Maps e selecionar "Transporte público". 
2. Escolher o trajeto de ônibus de Ponta Grossa. 
3. Clicar em "Use seu smartphone para pagar a viagem". 
4. Inserir os dados de pagamento e salvar o QR Code gerado na Carteira Google. 
 
Diretamente na Carteira do Google: 
 
1. Abrir o app Carteira Google e clicar em "Adicionar à Carteira". 
2. Selecionar "Cartão de transporte público" e escolher "Conecta PG". 
3. Definir o número de passagens, pagar via Pix e acessar o QR Code salvo para passar pela catraca. 

 

 

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Mulher morre em acidente envolvendo seis veículos na BR-277, em Guarapuava Daiana Samara Canova Nardo Fernandes (37 anos), não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. 
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Homem assassinado em PG foi morto por engano; diz policia 

Ônibus de Ponta Grossa poderão  ser pagos com tecnologia Google; saiba mais 

Legislativo aprova nova alteração na organização da Saúde de PG

Com testagem e tratamento adequado, PG  é referência no cuidado contra o HIV/AIDS 

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia