Morre repórter que inspirou filme “Os gritos do silêncio”
O jornal The New York Times confirmou hoje a morte do seu ex-repórter Sidney Schanberg, vencedor do maior prêmio mundial de jornalismo, o Pulitzer, pela série de reportagens sobre a ditadura comunista do Khmer Vermelho noCamboja. Schanberg, 82 anos, faleceu em decorrência de um infarto sofrido na última terça-feira.
Foto: reprodução internet
A história pessoal desse repórter inspirou o filme Os Gritos do Silêncio, de 1984, dirigido por Roland Joffé e vencedor de vários Oscar. Schanberg trabalhou durante muitos anos para o NYTimes na Indochina e testemunhou a tomada do poder no Camboja por aquela que é considerada a mais cruel guerrilha já surgida no Extremo Oriente, o Khmer Vermelho.
Enquanto os diplomatas e jornalistas fugiam daquele país, Schanberg e seu assistente Dith Pran permaneceram na capital cambojana, para informar sobre as tropas lideradas pelo tirano comunista Pol Pot, em 1975.
Ele foi um dos poucos jornalistas americanos a permanecer em Phnom Penh depois que o Khmer Vermelho assumiu o controle da cidade, em 1975. Nos anos seguintes, 1,7 milhões de pessoas foram executadas ou morreram por causa da tortura, enfermidade e fome durante o reinado do terror do grupo marxista Khmer Vermelho.
Leia a matéria completa ZH Noticias
Agora 1