Janot pede investigação de Lula, Berzoini, Edinho, Wagner e mais 27
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão de novos políticos no maior inquérito da Operação Lava Jato em andamento na Corte, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros Ricardo Berzoini e Edinho Silva, e o chefe de gabinete da Presidência da República, Jaques Wagner.
Instaurado em março do ano passado, o inquérito é um entre os mais de 40 da Operação Lava Jato em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Esse inquérito apura denúncias de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção contra o que a PGR chama de “organização criminosa” que atuava para desviar dinheiro da Petrobras.
No mesmo pedido, Janot pede investigação de outras 27 pessoas, incluindo parlamentares, ex-ministros, lobistas, doleiros e empresários, todos citados pelo senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) em sua delação premiada.
Caberá ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, autorizar a inclusão dos novos suspeitos no inquérito, que já conta com 39 pessoas e visa apurar o funcionamento de toda a “organização criminosa” que atuava na Petrobras.
Se for autorizada a inclusão, a investigação passa a mirar 70 pessoas.
Agora 1/ Folha.