CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Estação Saudade terá Museu Ferroviário

26 de Março de 2018 às 17:02

Por Millena Sartori

Na tarde desta segunda-feira (26) foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal com representantes do sistema Fecomércio/Sesc/Senac - instituições responsáveis pelo restauro e revitalização da Estação Saudade, conforme disposto na lei de concessão municipal nº 12.465/2016. O presidente da Fecomércio, Darci Piana, apresentou o Museu Ferroviário, que deverá integrar a estrutura do espaço e receberá doações da população visando o resgate histórico das ferrovias do Paraná.

Sobre as obras, Piana explicou que elas dependem de autorização dos órgãos culturais do Estado para que na sequência sejam licitadas. A previsão de entrega é o último trimestre de 2019. Na ocasião, o prefeito Marcelo Rangel lembrou que quando assumiu a gestão municipal, em 2013, a Estação era um lugar utilizado como ponto de tráfico de drogas. “Quando assumimos o local estava abandonado, e desde então começamos o processo de recuperação de todo o Quadrilátero Histórico”, apontou Rangel.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, destacou o Quadrilátero – que engloba desde a Estação Saudade até o Mercado Municipal – como vetor de desenvolvimento comercial e turístico. “Ponta Grossa passa a ser um novo polo a partir desses dois grandes patrimônios sendo reativados e entregues para a população como instrumentos de progresso e história da cidade”, avaliou Carbonare.

A vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt, também ressalta o valor turístico da região central. “Muitas pessoas têm suas histórias ligadas ao Quadrilátero Histórico de Ponta Grossa, e entregá-lo novamente às famílias ponta-grossenses é um sonho muito antigo de todo o município”, aponta Elizabeth.

O presidente do Sindilojas/PG, José Loureiro, indicou os benefícios para o comércio e o setor de serviços. “Cursos serão promovidos na Estação Saudade, que atrairá pessoas de outras cidades. Estas, virão gastar no nosso comércio, usar os nossos serviços e mostrar que esse projeto é um diferencial para Ponta Grossa”, frisou Loureiro.

Também participaram da cerimônia Everson Nunes Furtado (gerente executivo do Sesc), Meri Terezinha Messias Teixeira (gerente executiva do Senac), Ernani Buchmann (consultor de marketing e coordenador de jornalismo da Fecomércio), Sigismundo Mazurek (Fecomércio), os vereadores Mingo Menezes e Geraldo Stocco, Ary Lovato (secretário municipal de cidadania e segurança pública), Ciro Ribas (presidente do Iplan), Mauricio Silva (secretário de governo), Edgar Hampf (diretor do Procon), Edson Witek (comandante da Guarda Municipal) e os diretores da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional Tônia Mansani e Adilson Strack.

Museu Ferroviário e livro histórico

Destacando Ponta Grossa como um importante entroncamento rodoferroviário brasileiro, o museu que será instalado no prédio do patrimônio está aberto a doações de toda a população, que pode fornecer tanto materiais e objetos quanto notícias, documentos e fotografias relativas às locomotivas. A identidade dos doadores será preservada e exposta na sala-museu, que deve ser inaugurada juntamente com o restauro da Estação Saudade – prevista para o final de 2019. Os interessados em doar patrimônios devem procurar a unidade ponta-grossense do Sesc (Rua Theodoro Rosas, 1247)

Outra novidade anunciada é a produção de um livro sobre a história da Estação Saudade, que está sendo produzido pelo escritor Miguel Sanches Neto, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O lançamento deverá ser feito junto à inauguração da estrutura revitalizada.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

2.

"É o Amor" tomou conta do Verão Maior com Zezé Di Camargo&Luciano, mesmo debaixo de chuva

3.

Prefeitura inicia entrega de uniformespara alunos da Rede Municipal em PG

4.

Bombeiros resgatam três idosas perdidas em área de mata no Paraná  

5.

Mulher morre e 4 são internados após uso de piscina em academia de SP

6.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

7.

Quem foi Henrique Maderite, influenciador famoso pelo 'sextou', que morreu aos 50 anos

8.

Operário vence o Azuriz fora de casa e garante vaga na semifinal do Paranaense 

9.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

10.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia