CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Carreta que tombou na BR-376 estava com freio adulterado; diz PRF

18 de Março de 2025 às 17:59

Carreta que tombou na BR-376 estava com freio adulterado; diz PRF
Polícia Rodoviária Federal
Veículo também apresentava pneus completamente desgastados e o cronotacógrafo vencido

ma carreta com diversas irregularidades mecânicas tombou na manhã desta terça-feira (18) no km 665 da BR-376, sentido sul, em Guaratuba (PR). O veículo transportava uma carga de soja, que se espalhou pela pista, causando a interdição total do tráfego por quase três horas. Não houve vítimas.


Durante a fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou que o conjunto veicular apresentava graves falhas de segurança. O cavalo-trator estava sem dois pneus em um dos eixos e com uma cuíca de freio isolada, provavelmente para postergar a manutenção e possibilitar que o veículo continuasse a circular. A carreta também apresentava pneus completamente desgastados. Além disso, foi identificado o uso não autorizado do dispositivo conhecido como "fominha", uma modificação para que o veículo consiga transportar mais carga, aumentando o risco envolvido.


Pneus desgastados da carreta

O cronotacógrafo, equipamento que registra a velocidade e o tempo de direção, do caminhão estava com a aferição vencida desde agosto de 2024, em desacordo com a legislação que regula a jornada e o descanso de motoristas profissionais.


Somente em 2025, a PRF realizou no Paraná mais de 3 mil autuações em veículos em mau estado de conservação, infração que engloba irregularidades como os pneus com desgaste excessivo. O número equivale a mais de 40 flagrantes por dias. Outros 1.450 veículos foram flagrados com problemas nos equipamentos obrigatórios, como o sistema de freio.


Diante das irregularidades, o veículo foi removido ao pátio da PRF e só será liberado após a devida regularização. O valor das multas, conforme o Código de Trânsito, é de 976 reais.


Em outubro de 2024, no mesmo local, uma carreta que já vinha apresentando problema nos freios causou um acidente que matou nove pessoas, incluindo oito jovens integrantes de uma equipe de remo de Pelotas. O proprietário e o motoristas respondem na justiça por homicídio culposo. A velocidade máxima para o local, descida de serra sinuosa, é de 60 km/h, justamente para evitar tombamentos e outros acidentes. O tombamento ocorreu poucos metros antes de um radar fixo, instalado para fiscalizar a velocidade dos veículos.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia