Agora1

AMTT possibilita troca de blocos do EstaR por bônus no aplicativo

11 de março de 2019 - 14:30

A partir de amanhã (12), motoristas poderão realizar a troca de blocos físicos do Estar por bônus no aplicativo do Estar Digital.

A  partir de amanhã (12), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da  Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), inicia mais uma etapa da implantação do EstaR Digital no município.

A nova medida, de acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, consistirá na viabilização da troca de blocos físicos – que já tenham sido adquiridos pela população – por bônus no aplicativo do Estar Digital.

“Essa etapa já estava prevista desde o início da disponibilização do aplicativo para a comunidade, em agosto de 2018, onde nossa previsão era de que a migração total fosse executada em cerca de um ano. Nesse momento, nossos servidores que trabalham nos postos de atendimento da AMTT já estão sendo orientados para receberem os blocos físicos das pessoas interessadas e realizar a conversação dos valores em bônus no aplicativo, que poderão ser utilizados exclusivamente para estacionamento”, explica.

Segundo o departamento de trânsito da AMTT, os motoristas podem realizar a troca  dos blocos pelos bônus até o dia 31 de dezembro de 2019. Após esse prazo não será mais possível a conversão dos valores.

Aplicativo

Disponível gratuitamente para a população desde agosto de 2018, o aplicativo do Estar Digital proporciona mais agilidade e segurança na utilização das vagas do estacionamento regulamentado no município.

Atualmente, a plataforma conta com cerca de vinte mil usuários, que podem adquirir créditos – e validar vagas  – de maneira on-line ou através dos mais de 45 agentes do Estar nas ruas e  em quatro postos de venda localizados na sede da AMTT, Praça Barão do Rio Branco, Benjamin Constant e Ernesto Vilela.
Tira-dúvidas sobre o EstaR Digital
Qual a diferença entre créditos e bônus?
Os créditos podem ser utilizados tanto para a validação de vagas quanto para o pagamento de notificações do Estar. Já os bônus são decorrentes da regularização de notificações dentro do prazo de até 72 horas e somente são utilizados para estacionamento.

Com a migração digital, os blocos já adquiridos serão inutilizados?
Não, os blocos físicos adquiridos poderão ser utilizados normalmente pela população, sem qualquer prejuízo. A AMTT também disponibilizará, a partir dessa terça-feira (12), a possibilidade de o usuário trocar os blocos físicos nos postos de atendimento da AMTT por bônus de estacionamento do Estar Digital até o dia 31 de dezembro

O que muda?

A principal mudança com a implantação do Estar Digital é a migração para um sistema que não demanda a utilização do bloco de papel pelo usuário, o que agiliza o processo de uso da vaga pelo motorista e da fiscalização por parte dos agentes municipais. Disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos (Android e IOS), o Estar Digital funciona na prática de forma muito semelhante ao sistema atual, com o cidadão escolhendo o tempo de estacionamento na vaga e validando essa estadia por até duas horas no mesmo trecho.

Onde posso comprar os créditos?

Os motoristas podem realizar a compra de créditos com os agentes do Estar, mediante pagamento em dinheiro, nos postos de venda da AMTT (Sede, Praça Barão do Rio Branco e Ernesto Vilela)  ou também através do aplicativo – utilizando o cartão de débito ou crédito – .
Posso adquirir os blocos físicos até quando?

A expectativa é de que os blocos físicos estejam disponíveis, no mais tardar, até abril deste ano, quando sua venda deve ser interrompida pela AMTT.

Obviamente, como esse período está atrelado ao número de blocos já impressos em estoque, não há como determinar uma data exata.

Quem não tem o aplicativo instalado ou internet móvel, como deve proceder?

Assim como acontece atualmente, os agentes de fiscalização do EstaR podem promover a venda de créditos e validação da vaga dos usuários que não possuem o aplicativo ou serviço de internet.

Além disso, a Prefeitura já disponibiliza sinal de internet gratuita em alguns pontos do município que podem ser utilizados pelos usuários do sistema de Estar Digital.

Outro ponto importante é que a AMTT, além de contar com postos do Estar em diversos pontos da cidade, também estuda a implantação de postos de venda informatizados.

Divido o carro com outra pessoa, mas o aplicativo não me permite cadastrar a placa em outros celulares.

Como proceder?

Por medida de segurança, o aplicativo permite que a placa do veículo seja vinculada a  um único cadastro. No caso de motoristas que compartilham um ou mais automóveis, basta utilizar o mesmo usuário e senha no aplicativo instalado.
E se eu validar por um tempo menor que duas horas e precisar ficar mais?

Não há nenhum problema. Pelo próprio aplicativo é possível realizar a operação de acréscimo de tempo, desde que não exceda o tempo máximo, sem a necessidade de se deslocar até o veículo novamente.

Quem não tiver o aplicativo será notificado?

Não. Os cidadãos que não dispuserem de celular que comporte o aplicativo ou não queiram utilizar o sistema poderão, inicialmente, realizar a validação da vaga por meio de um dos agentes do Estar ou nos postos de venda da AMTT no município. Nesses casos, a pessoa deve localizar um dos funcionários e solicitar a validação pelo período de tempo determinado. Para isso, é necessário fornecer a placa do veículo, o número e a localização da vaga, além do tempo de estadia, que constará no banco de dados até a expiração do prazo para que o cidadão não seja notificado indevidamente.

A notificação só acontecerá quando o Estar constatar que  não foi feita validação  por parte do motorista.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.