CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

AMTT instala equipamentos de acessibilidade à PCDs e idosos em vias públicas

14 de Julho de 2020 às 13:31

AMTT instala equipamentos de acessibilidade à PCDs e idosos em vias públicas
Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), instalou nesta terça-feira (14) botoeiras inteligentes na travessia elevada da avenida Visconde de Taunay, em frente ao Paço Municipal. O equipamento, ligado ao semáforo da via, permite que idosos e pessoas com deficiência tenham maior acessibilidade durante o tráfego. O novo dispositivo já estará em funcionamento a partir de quarta-feira (15).


Para permitir a acessibilidade dos idosos, as botoeiras instaladas dos dois lados da rua possibilitarão que as pessoas maiores de 60 anos encostem o cartão de transporte do idoso no equipamento. O dispositivo possui um sensor que detecta a situação imediatamente e permite que o idoso possa atravessar a avenida com mais tranquilidade, já que, nesse caso, o semáforo de pedestre demora quase o dobro de tempo para fechar.


Já com relação à acessibilidade da pessoa com deficiência, a nova botoeira permite que a população desse grupo também possa atravessar a rua com mais segurança. Para isso, basta que o cidadão pressione o botão por mais tempo e espere um aviso sonoro que informa que o semáforo está liberado para os pedestres.


 "Esta modalidade atende principalmente a pessoa com deficiência visual, porque ao atravessar, ela ouvirá a todo o tempo um som, que indica que a passagem está permitida. Quando o som começa a acelerar, é sinal de que o semáforo para os pedestres fechará em breve. No momento em que o som se encerra, o tráfego de carros fica liberado. No equipamento instalado também há identificação em braile", explica o Coordenador Geral de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes.


Conforme a AMTT, outros dois lugares também devem receber botoeiras inteligentes na cidade, na avenida Carlos Cavalcanti e outra próxima ao Shopping Popular, na avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda.


"Para este primeiro momento pensamos em três lugares com travessia elevada que têm fluxo expressivo de trânsito. A intenção é ampliar a possibilidade de os pedestres transitarem com segurança e priorizar os idosos e as pessoas com deficiência", destaca o presidente da AMTT, Roberto Pelissari.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Associação Fernix apresenta ações na área da oncologia na Tribuna Livre

2.

Em Ponta Grossa, Lei que isenta inscrição de pessoas com deficiência em corridas de rua é sancionada

3.

Dois acidentes entre viadutos Santa Maria e Santa Terezinha interditam BR-376 

4.

Ex-presidente de associações de aposentados é presa em operação da PF contra desvios no INSS

5.

Londrina x Operário-PR: horário e onde assistir ao jogo da Copa do Brasil

6.

Justiça determina uso de tornozeleira a preso que não tem as pernas

7.

Lâmpadas de tecnologia LED já iluminam 70% de Ponta Grossa

8.

Lago de Olarias recebe ato público em defesa das mulheres neste domingo (08)

9.

Leonardo é acusado de dar bebida alcoólica ao neto de 1 ano

10.

Prefeitura de Ponta Grossa entrega novos equipamentos à APACD

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia