CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Aeroporto Sant’Ana começa operar ‘voos por instrumentos’

11 de Agosto de 2020 às 07:43

Aeroporto Sant’Ana começa operar ‘voos por instrumentos’
Imagem Fernando Lucas Kovalski (reprodução autorizada)
Processo que altera o tipo de operações no aeródromo foi homologado no início deste mês

No início do mês de agosto, foi concluído o processo que altera o tipo de operação VFR diurno/noturno para IFR no Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo - Ponta Grossa (SBPG)/PR. A homologação permite a atividade de aeronaves através de Instrument Flight Rules (IFR), popularmente chamado “voo por instrumentos”, na cabeceira 08 do aeródromo. A operação com os equipamentos garante maior segurança durante a aterrissagem dos aviões.

A certificação conclui o trabalho realizado no mês de dezembro de 2019, quando o Aeroporto Sant'Ana recebeu o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), aeronave que afere e inspeciona os equipamentos de auxílio à navegação aérea do país. Com a permissão definitiva de operações por instrumentos, os pilotos das aeronaves dependem menos nas condições climáticas e conseguem maior condição de furar as camadas para descer mais próximo da pista de aterrissagem, a partir das orientações dos centros de controle localizados em solo.

“Com a homologação do IFR na cabeceira 08, as aeronaves podem descer em condições adversas relacionadas à visibilidade, o que vai auxiliar muito os pilotos. É um processo que estávamos trabalhando bastante para que tivéssemos mais uma ferramenta que ajude, principalmente, na existência de nevoeiros na região. Trata-se de um grande passo que demos para ampliar as operações em nosso aeroporto”, explicou o superintendente do aeródromo, Victor Oliveira.

R$ 35 milhões

No mês de julho, o prefeito Marcelo Rangel assinou o ofício de formalização de pedido enviado para a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para início do processo licitatório das obras de reestruturação e ampliação do novo Aeroporto Municipal Comandante Amilton Beraldo. O pedido foi enviado junto com o pacote de documentação que inclui o projeto executivo, o plano de trabalho, as licenças para o início da obra e o edital de licitação, cujo orçamento está estimado em R$ 35 milhões

A PMPG e a SAC trabalham para que o início do processo licitatório inicie em breve. De acordo com José Loureiro, secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, pasta em que o aeródromo está vinculado, a expectativa para a readequação do aeroporto é grande. “Estão previstas melhorias no terminal de passageiros, ampliação do estacionamento de veículos, inclusão de taxiway, um espaço utilizado para o deslocamento em solo e para manobra de aeronaves, além de reformas no pátio e área de giro de aeronaves. Todo esse investimento vai garantir maior oferta de serviços para toda a população que já utiliza o local, prospectar mais voos, e consequentemente, mais passageiros que passarão a usar nosso aeroporto”, informou.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

    Categorias

    • Celebridades
    • Curiosidade
    • Esporte
    • Eventos
    • Geral

    Redes Sociais

    Hospedado por CloudFlash
    Desenvolvido por Flize Tecnologia