Agora1

Aeroporto de Ponta Grossa registra mais de 2 mil pousos e decolagens em outubro

5 de novembro de 2019 - 18:27

Ao todo foram 5.082 embarques e desembarques e a expectativa é que o número aumente com a certificação e aferição do PAPI e do IFR. Prefeito Marcelo Rangel se reuniu hoje (05), no DECEA para agendar visita do GEIV

O Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana, registrou no mês de outubro o segundo melhor desempenho do ano, ficando atrás somente de julho. No período, foram realizados 2.281 pousos e decolagens que resultaram em 5.082 embarques e desembarques de passageiros, um acréscimo de 5,15% no comparativo do mesmo mês do ano passado.

De acordo com o superintendente do aeródromo, Victor Oliveira, o aumento na movimentação é resultado dos voos regulares e do recebimento de aeronaves particulares no aeroporto. “No mês de outubro tivemos a Feira Paraná, com o embarque e desembarque de muitas pessoas que participaram do evento, turistas e aeronaves particulares, o que reforça a importância do nosso aeródromo para Ponta Grossa e região, facilitando o acesso de diferentes pessoas de forma mais rápida. Igualmente, o mês de novembro iniciou com movimentação expressiva e a expectativa é que o período finalize também com bons resultados”, informa.

Assim como nos períodos anteriores, em outubro a movimentação de aeronaves do aeroclube permaneceu a maior, totalizando 2.014 pousos e decolagens, seguido da categoria geral, com 416 chegadas e partidas de aviões, destes, 51,20% decorrentes dos serviços de atendimento aeromédico, realizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), e dos voos regulares, com 26 pousos e decolagens, decorrentes do serviço oferecido toda segunda, quarta, sexta-feira e domingo com destino à Campinas, em São Paulo.

Com a movimentação de outubro, o Aeroporto Sant’Ana registou nos dez primeiros meses de 2019 um total de 42.886 embarques e desembarques de passageiros. Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), José Loureiro, a expectativa é que esses resultados cresçam ainda mais nos próximos meses, com os investimentos e novas certificações no aeródromo.

“No final de outubro assinamos a autorização para a licitação dos recursos que serão utilizados para a ampliação do terminal de passageiros, que deverá contar com o dobro do espaço atual, melhorias no estacionamento de veículos, ampliação do pátio de aeronaves, a construção de uma área de giro e de mais uma taxiway, em um investimento de R$ 35 milhões. Com essas reformulações e a aferição e certificação dos instrumentos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a perspectiva é de prospecção de novos voos e também novos destinos, já que teremos condições de receber aeronaves maiores”, explicou.

Para certificação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e do voo por instrumentos (IFR), é necessária a aferição e certificação dos instrumentos do avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Nesta terça-feira (05), o prefeito Marcelo Rangel cumpriu agenda no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o Tenente-Brigadeiro Domingues e o Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, ambos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para agendamento da visita do avião especial da ANAC.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.