Agora1

Adolescente morre por causa de bactéria em absorvente interno

16 de janeiro de 2020 - 17:19
Imagem Facebook Laurence Hennuy

Maëlle, uma jovem belga de 17 anos, morreu na sequência de um choque tóxico causado pela utilização de um tampão. A adolescente começou a sentir-se mal depois de uma ida ao ginásio no ultimo dia 09 de janeiro. A mãe da Maëlle usou as redes sociais para contar o drama da família e alertar outras jovens para o problema que vitimou a filha.

O Síndrome do Choque Tóxico pode ser causado por dois tipos de bactérias. A Staphylococcus aureus ou a Streptococcus pyogenes, responsáveis pela produção de toxinas que podem levar à septicemia.

A mãe de Maëlle explicou, ainda, que a filha sabia que o choque tóxico poderia ocorrer com o uso de um absorvente interno e estava “com muito medo” disso. O choque tóxico, referido pela maioria das marcas de tampões, pode ser provocado por dois tipos de bactérias: Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes, capazes de produzir toxinas que podem levar à septicemia.

Os primeiros sintomas de choque tóxico são muitas vezes confundidos com gripe, intoxicação alimentar ou gastroenterite.

Apesar de não ser claro o motivo que relaciona os tampões ao choque tóxico, as marcas aconselham a utilizar o nível de absorção correto para o fluxo menstrual e a não deixar o mesmo tampão durante mais de oito horas.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.