CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Adesão ao movimento de greve cai nas escolas públicas municipais

12 de Junho de 2018 às 12:09

Nesta terça-feira, 80% das escolas funcionaram normalmente e 20% funcionaram de maneira parcial. Pais ajudaram a garantir a rotina de estudos onde houve falta de alguns funcionários.

Em virtude da greve de parte dos servidores públicos ponta-grossenses, algumas escolas municipais funcionaram de maneira parcial nesta terça-feira. Porém, a adesão dos funcionários caiu do primeiro para o segundo dia do movimento. Nesta terça, 80% das unidades funcionaram normalmente, enquanto 20% funcionaram parcialmente. Na segunda-feira o número era de 70% contra 30%, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Educação.

Foram poucas as unidades em que não houve aula. Influenciados por boatos, alguns pais preferiram não enviar as crianças. Porém, todas permaneceram abertas e à disposição das famílias. Naquelas escolas em que houve redução de funcionários, as equipes de gestão reorganizaram as atividades e algumas também contaram com a ajuda de pais dos alunos para que fosse mantida a rotina dos estabelecimentos de ensino. Um exemplo foi na Escola Municipal Professor Paulo Grott, no Núcleo Monteiro Lobato, onde 210 de 240 crianças foram à aula. Quatro pais de alunos deram apoio na zeladoria, recepção dos alunos e até no preparo da merenda.

Na Paulo Grott houve até excesso de voluntários. “Vi que a diretora estava reorganizando os professores para a aula e que não teria pessoal para fazer a alimentação, então eu me ofereci para ajudar”, conta o microempreendedor individual Gerson Luís Pyl, enquanto secava e organizava as xicaras do café das crianças. “Tentamos deixar o mais normal possível para os alunos, porque nossos filhos estudam aqui. Nós sempre ajudamos a implantar projetos, como o de reciclagem, tudo para melhorar a escola”, comenta o pai, que também é membro do Conselho Escolar.

As mães Eunice Valéria de Souza e Luíza Staichak também foram voluntárias. Luíza aponta a importância do envolvimento das famílias no dia a dia da escola. “Se os pais ajudarem, será sempre muito melhor, a escola não ficará sobrecarregada”, comenta ela. Já o pai Alexandro Osman, que também se voluntariou, define: “ajudamos porque nossos filhos estudam aqui”.

Na Escola Municipal Professor Sebastião dos Santos e Silva, no Núcleo Santa Mônica, os professores estavam presentes. Porém, devido a boatos de que não haveria profissionais, a maioria dos pais não enviou os alunos. Assim, os professores realizaram hora-atividade e aproveitaram para antecipar a decoração para os festejos juninos, que serão realizados neste mês, conforme a diretora Dayane Zehnpfennig. “Aqui também recebemos pais que se prontificaram a apoiar caso fosse necessário, e conseguiríamos oferecer a alimentação. Pelo número pequeno de alunos, porém, alguns pais preferiram não deixar as crianças”, comenta ela.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura entrega notebooks e tablets para fortalecer atendimento nos CRAS de Ponta Grossa

2.

Operário empata com o Maringá debaixo de muita chuva

3.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

4.

Milhares vão às ruas nos EUA contra a política migratória de Trump

5.

Veja imagens dos estragos causados pelo tornado que atingiu São José dos Pinhais  

6.

Show de Alok leva 338 mil pessoas ao Verão Maior

7.

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

8.

Perseguição policial termina com apreensão de contrabando em Irati 

9.

Governador anuncia investimento de R$ 230 milhões para duplicação da BR-277 trecho entre Palmeira e Irati

10.

Influencer é presa por suspeita de abrir live e ficar nua em hotel de SP

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia