CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Eventos

67º Jogos da Primavera batem recorde de participação e modalidades ofertadas

10 de Outubro de 2022 às 17:12

67º Jogos da Primavera batem recorde de participação e modalidades ofertadas
Texto: Cristina Gresele | Fotos: Cristina Gresele, Fabio Ansolin, Jéssica Natal e Luciane Navarro
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou entre os dias 30 de setembro e 09 de outubro a 67ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEPs). Os Jogos já são uma tradição na cidade e, neste ano, o evento bateu recorde de participação e de quantidade de modalidades ofertadas: foram mais de 4 mil atletas que competiram em 25 modalidades.

Os JEPs são uma oportunidade de integração entre os cursos da Universidade e de outras instituições, além de promover de maneira saudável o engajamento dos alunos à prática esportiva. Os 4.050 atletas que participaram dos jogos representaram 104 instituições de ensino e associações atléticas de Ponta Grossa e região. Foram concedidas aos melhores colocados 3.375 medalhas de ouro, prata e bronze.

O professor Leandro Vargas, chefe da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR-UEPG) afirma que os números de participação refletem o sucesso da edição e que a variedade de modalidades ofertadas demonstra o crescimento e consolidação dos Jogos Estudantis da Primavera a cada ano.

Nesta edição, uma nvidade foi o retorno do Grupo I, com alunos do Ensino Fundamental. Segundo Leandro, algo que “foi muito bem avaliado pelos professores e técnicos, que perceberam a nossa preocupação com os atletas dessa faixa etária”. Leandro também ressalta como diferencial o bom desempenho dos atletas, dentro e fora de campo. “Houve pouquíssimas ocorrências disciplinares, o que mostra que a comunidade esportiva de Ponta Grossa e região vem se educando quanto à responsabilidade social e de cultura de paz entre os atletas, principalmente entre os mais jovens”, avalia.

Leandro enfatiza que a integração e o intercâmbio esportivo são os principais objetivos dos Jogos. “As escolas veem nos jogos uma forma de testar as habilidades esportivas, emocionais e sociais de seus atletas, sobretudo os mais jovens, que estão em processo de formação. O esporte é muito mais do que uma disputa de habilidades físicas ou técnicas. Envolve também habilidades sociais, emocionais e psicológicas que os atletas carregam para outras áreas da vida”.

67º Jogos da Primavera

O professor Ben Hur Chiconatto, coordenador de Esportes de um colégio particular de Ponta Grossa, avalia que a organização e participação dos JEPs foi muito satisfatória e um incentivo importante e positivo para os jovens atletas. “É obrigação de nós, profissionais de educação física, mostrar a força que o esporte tem como ferramenta de educação, dos nossos jovens e dos seus pais. Independentemente da vitória ou derrota, o objetivo principal é o de crescer através da competição”. Já o professor Rafael Gorla, coordenador de Educação Física de outro colégio particular, agradeceu à coordenação dos JEPs,  às equipes de arbitragem, aos colegas de profissão e aos atletas que participaram da edição, por fazerem dos Jogos Estudantis da Primavera um evento tão importante para a região. “O esporte salva vidas, e temos muito orgulho em fazer parte dessa história”.

Fora das quadras

Para os JEPs acontecerem há um trabalho feito a muitas mãos. No total, 226 juízes arbitraram os jogos, além de 84 acadêmicos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da UEPG, que participaram como Staff, auxiliando na arbitragem; comunicação; premiação e na organização da cerimônia de abertura. A experiência, segundo o professor Leandro, enriquece a formação acadêmica dos alunos, pois é uma forma de aplicar na prática conteúdos relacionados às modalidades esportivas que são estudadas em sala de aula. “Uma coisa é participar da modalidade como atleta, outra coisa é planejar e coordenar a competição de cada modalidade, que possui demandas bem específicas com relação a arbitragem, formas de disputa, premiação, tempo de duração da competição, etc”.

A escalada do Pódio

Independentemente da modalidade, idade ou qualquer outro detalhe, a motivação dos atletas foi grande em todos os dez dias dos JEPs e duas características eram unânimes entre eles: os meses de preparação e a vontade de vencer. A aluna Adriana Meijer Cosa, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Sepam, competiu no volêi de areia e de quadra. Ela conta que iniciou a preparação em março para participar pela primeira vez dos JEPs. “A gente ficou o ano inteiro treinando, mas quando o professor falou dos Jogos da Primavera ficamos nervosas, pensando que ia ser uma disputa muito grande. No fim, foi muito legal participar”. A oportunidade, além de permitir que os atletas enfrentem desafios, também colabora para o crescimento no esporte, como conta Adriana: “Os Jogos da Primavera estão sendo muito bons. A gente aprende muito com a experiência, como tática de jogo, por exemplo”.

O atleta Lucas Theotonio competiu nas provas de natação representando o Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, e se classificou em primeiro lugar nos 50 metros borboleta – Grupo 2. Segundo o estudante, que treina desde 2017, a preparação para os jogos, focada com treinos específicos, durou cerca de um mês. “Na escola eles ajudam no almoço. A gente vai de manhã, fica no colégio, almoça, depois vai treinar. É bem interessante, eles apoiam bastante a gente e hoje consegui ter um resultado que eu queria”, avalia o estudante. Segundo Lucas, sua motivação para o esporte vem do apoio dos pais. “É meu maior incentivo. Minha família sempre me apoia nos treinos, estudo e competição, isso é bem legal”.

Os alunos de medicina da UEPG, Renato Mandalozzo Tebcherani, Guitor Sponholz Neivert e Pedro Henrique Cury Tonon foram ouro na natação estilo revezamento. Segundo eles, a preparação para os JEPs ocorre desde março, mas além de ganhar a prova, o retorno também se dá pelos treinos e participação: “Tem uma diversão com exercício físico junto”, ressalta Guitor. Para os acadêmicos, receber a medalha de ouro representando a UEPG é uma honra e uma forma de retribuir a formação recebida. “Eu acho que é importante a gente dar nome a nossa instituição, de que a gente estuda, passa tanto tempo nela, fica seis anos por causa do curso. Então, acho que é bastante gratificante”, afirma Pedro Henrique.

Já nos e-games, os competidores de League of Legends (LOL) estavam fisicamente em suas casas, mas unidos online e prontos para o confronto. Quem garantiu o lugar mais alto do pódio foi o acadêmico do 3º ano do Curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior da UEPG, John Lyncoln Amaral Machado. A modalidade de jogos eletrônicos dentro das competições tradicionais é muito recente, por isso John avalia que “ao incluir esse segmento acaba-se por aumentar a pluralidade nos jogos desportivos e a competitividade saudável visada nos Jogos Universitários”. O atleta participa de competições do gênero desde 2018 e conta que a preparação para eventos desse porte é intensa: “Preparação difícil e confrontos acirrados. Assim, mesmo enfrentando as tarefas da Universidade, conseguimos usar muito jogo de cintura para encaixar nossos treinos e encontrar horários para jogar e representar a IGNITE no JEP”. Medalhista de ouro, John comemora e agradece o apoio dos amigos:”Receber a medalha de ouro é gratificante. Treinamos bastante para alcançar esse resultado, além dos jogadores a vitória também é mérito da equipe técnica do time por estar auxiliando a equipe e principalmente dos torcedores que estavam presentes e motivando o time”.  Sobre a organização dos JEPs, John tece elogios: “Sinto que o trabalho dos organizadores foi excelente, ficaram a disposição para tirar dúvidas e orientar jogadores e professores que estavam participando”, relata.

A  última noite dos Jogos Estudantis da Primavera foi de muita emoção com a final do Handebol entre as atléticas dos cursos de Direito e Agronomia da UEPG. Direito levou a melhor e garantiu o ouro. O coordenador da equipe, Vinícius Busnardo de Souza, conta que a preparação para esse momento começou muito cedo, com treinos semanais e amistosos contra outras atléticas “Nos preparamos para os jogos com muita seriedade e dedicação. O resultado obtido é fruto desse empenho do time”, relata. Vinícius está no segundo ano do curso de Direito e participa pela primeira vez dos JEPs representando a atlética, embora já tenha feito parte dos Jogos quando estava na escola. “É sempre uma experiência muito boa. Jogar ao lado de amigos, enfrentar amigos de outros cursos, torcer, etc. é sempre muito divertido”, avalia. Sobre a vitória, o atleta não hesita em demonstrar satisfação e orgulho pela equipe: “É sempre muito bom ser campeão, ainda mais quando a final é contra um time forte como é o time de Agronomia, mas a emoção principal foi ver a garra, a vontade e principalmente a evolução do time durante o campeonato e ter a certeza de que estamos no caminho certo”.

Resultados

Neste ano, os JEPs contaram com competições individuais de atletismo, badminton, basquete 3×3, ciclismo, e-games, judô, natação, skate, tênis de mesa, xadrez e vôlei de areia. Nas modalidades coletivas, competiram equipes de basquete, e-sports, futebol de campo, society, futsal, handebol e voleibol. Os esportes foram levados a diferentes pontos da cidade, funcionando até mesmo como uma intervenção esportiva, pois os jogos aconteceram em diversas praças da cidade: UEPG; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Parque Ambiental; Ginásio Portela; Ginásio CIE Sabará; Ginásio Zukão; Ginásio Oscar Pereira; Ginásio do Colégio Sepam; Ginásio Borell; Arena Multiuso e Pista de Skate da Arena.

Os boletins de resultados completos dos Jogos Estudantis da Primavera podem ser acessada no site oficial dos JEPs.

Realização

Os JEPs são realizados com o apoio do Departamento de Educação Físicada UEPG; Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR); Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa; Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Pró-Reitoria de Administração (Proad), Prefeitura do Campus, Associação Ponta-grossense de Skate (APS); Sunset Skateshop; Bona Park Avenida e Onesix Skateshop.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Ponta Grossa dá início à programação do 'Natal – Feliz Cidade'  
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

    Categorias

    • Celebridades
    • Curiosidade
    • Esporte
    • Eventos
    • Geral

    Redes Sociais

    Hospedado por CloudFlash
    Desenvolvido por Flize Tecnologia