CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Celebridades

Leonardo entra para “lista suja” do trabalho escravo do Ministério do Trabalho

8 de outubro de 2024 às 04:39

Publicidade
Leonardo entra para “lista suja” do trabalho escravo do Ministério do Trabalho
Foto: Reprodução/MTE/Grupo Especial de Fiscalização Móvel
Fiscalização feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego verificou em 2023 que seis funcionários vivem em condições análogas à escravidão.

O cantor Leonardo, cujo nome de batismo é Emival Eterno da Costa, foi listado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em uma “lista suja” de empregadores que mantém funcionários em condições análogas à escravidão.

Em documento divulgado nesta segunda-feira (7) pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, o nome de batismo de Leonardo aparece pela primeira vez na lista que contém 727 nomes ao todo.

Segundo O Globo, o cantor entrou para a “lista suja” após uma fiscalização de técnicos do MTE verificar, em novembro de 2023, que os funcionários da Fazenda Talismã, localizada em Jussara (GO) e de propriedade de Leonardo, viviam em “condições degradantes”, similares a “escravidão contemporânea”.

O relatório afirma que seis empregados passavam a noite em uma casa abandonada, sem acesso a água potável ou banheiro adequado. As camas eram improvisadas com tábuas de madeira e galões de agrotóxicos. A fiscalização também descreve o local como estava infestado por insetos e morcegos e com um “odor forte e fétido”.

A Fazenda Talismã de Leonardo tem mil hectares e é utilizada para criação de gado e cavalos. A propriedade está avaliada em R$ 60 milhões e conta com quadras de vôlei, piscina, capela e um lago que circunda a casa principal da família.

Em uma publicação nas redes sociais, Leonardo respondeu à inclusão de seu nome na “lista suja” dizendo que em 2022 arrendou a parte da propriedade (quando o terreno é concedido de forma provisória para outra pessoa, mediante pagamento por concessão de uso), chamada de Fazenda Lakanka, em que foi verificado o caso pelo MTE, de modo que a responsabilização do fato foi direcionada, à época, aos arrendatários.

“Essas terras estavam arrendadas para um produtor de soja. Tudo foi julgado e o caso foi arquivado”, afirmou o cantor, acrescentando que teve de pagar uma multa mesmo não sendo responsável pela situação. Leonardo também disse que nunca conheceu as pessoas que viviam no casebre.

O artista deve entrar com uma ação na Justiça para esclarecer o motivo de seu nome ter sido incluído na “lista suja” de trabalho escravo.

Compartilhe:

Leia também

Candidata trans que criticou Bolsa Família, recebe auxílios desde 2018

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Vídeo em que Lula aparece com 5 dedos reacende teoria de que presidente teria um clone

2.

Dia D de Multivacinação supera expectativas e aplica mais de 2,6 mil doses em Ponta Grossa

3.

Defensoria com Elas' leva atendimento jurídico gratuito a mulheres de Ponta Grossa nesta terça (25)

4.

Defensoria com Elas' leva atendimento jurídico gratuito a mulheres de Ponta Grossa nesta terça (25)

5.

Moro 37%; Requião Filho 21%; Sandro Alex 15%, aponta Quaest Paraná

6.

PCPR prende autor de furtos qualificados em Palmeira

7.

Moradores do Mezzomo elogiam obras de asfalto novo, que seguem avançando

8.

Ponta Grossa garante cinco vagas para a fase final dos Jogos Abertos do Paraná

9.

Brasil pode ter terremotos como os recentes no Peru, Colômbia e Venezuela?

10.

Prefeitura programa blitz "Nenhuma a Menos" contra o feminicídio

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia