Agora1

Hackers atacam sistema em vários países e cobram resgate

12 de maio de 2017 - 22:13

Um ataque massivo de hackers afetou empresas de diversos países do mundo nesta sexta-feira (12). Até o momento, companhias de várias áreas de atuação, como: comunicação, saúde e finanças foram prejudicadas. De acordo com informações da BBC, Estados Unidos, China, Rússia, Itália e Vietnã têm problemas similares com computadores “sequestrados” por uma tipo de vírus. Há ainda relatos de problemas na Espanha e Portugal.

Além de companhias (Vodafone, KPMG, Telefonica), o serviço de saúde britânico NHS também foi atingido por criminosos virtuais, de acordo com informações da agência Reuters. Ainda segundo a agência, o sistema de saúde do Reino Unido está respondendo aos ataques e, por conta dessa situação, diversos hospitais ao redor do país cancelaram consultas e atendimentos.

Esse tipo de ataque é chamado ransomware, já que os criminosos infectam as máquinas e demandam um resgate para “liberar” os dados bloqueados. Alguns relatos dão conta de que os malwares estão cobrando US$ 300 para liberar cada um dos computadores sequestrados e pedem o pagamento em bitcoin.

Na rede social Twitter, vários usuários compartilharam imagens de suas telas de computadores após o sequestro. De acordo com relatos, o malware chega por e-mail e afeta, até então, apenas computadores com o sistema operacional Windows.

Informações R7
Agora 1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.