CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Social

UEPG firma parceria com Penitenciária Estadual de Ponta Grossa

12 de janeiro de 2019 às 06:06

Seis detentos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa realizam a manutenção da jardinagem do Campus Uvaranas durante o mês de janeiro.

O trabalho é resultado de uma parceria firmada entre a Universidade, Penitenciária e Departamento Penitenciário Estadual.

Nos próximos dias, novas vagas serão abertas para serventes de obra, eletricistas, marceneiros e mecânicos. A ideia é contratar 10 detentos de forma permanente, via Departamento Penitenciário, sem vínculo trabalhista com a instituição.

Segundo o chefe de gabinete da reitoria, Rauli Gross Junior, a iniciativa oportuniza a reabilitação e reinserção social dos detentos atendidos, além de resultar em remissão da pena. A cada três dias trabalhados, um é deduzido da condenação. Gross enfatiza que um dos objetivos da nova gestão da Universidade é a ampliação do canteiro de trabalho para os detentos e a aproximação do Departamento Penitenciário com a comunidade universitária.

“Queremos valorizar projetos de pesquisa e de extensão que otimizem a reabilitação criminal e a ressocialização dos egressos”, diz.

O ‘hospital de livros’ é um exemplo de atividade que já desenvolvida em que detentos restauram de obras para as bibliotecas da UEPG. Reabilitação e Ressocialização Para Rauli, a valorização humana está no enxergar o próximo dando oportunidades, e não apenas com o olhar de medo e preconceito para com aqueles que violam as regras legalmente instituídas.

“Eu sempre procurei, na área da criminologia, centrar o olhar em direção a entender o porquê dos desvios de comportamento - e de destacar as oportunidades para mostrar o valor do trabalho do apenado para a comunidade”.

Rauli diz que em 2011 iniciou o projeto de extensão “Núcleo de estudo e acompanhamento das execuções de pena na Vara de Execuções Penais na comarca de Ponta Grossa”. Na época, começou a desenvolver ações voltadas à inclusão social que permitissem o acesso dos detentos à cultura através do projeto “Remissão da Pena através da leitura”; acesso a filmes relacionados aos direitos humanos e cidadania; e na oportunidade do atendimento proporcionado junto ao Núcleo de Prática Jurídica da instituição.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Mercado da Família chega a 30 pontos credenciados e fortalece acesso às famílias nos bairros

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Saúde orienta como diferenciar doenças respiratórias com queda de temperaturas no Paraná

2.

Terminal Central recebe obras de acessibilidade e modernização a partir desta segunda-feira

3.

Colisão frontal entre automóvel e caminhão deixa uma pessoa ferida na PRC-487, em Ivaí 

4.

Adolescente é apreendido após matar o próprio pai a facadas em Cascavel

5.

Rússia faz ataque contra Kiev e deixa ao menos 69 feridos e dois mortos 

6.

Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis no centro de Ponta Grossa 

7.

Palmeiras vence Flamengo no Maracanã e amplia vantagem na liderança do Brasileirão

8.

Rússia faz ataque contra Kiev e deixa ao menos 69 feridos e dois mortos 

9.

Mulher vai procurar emprego e descobre que está registrada como presidente da República

10.

Mercado da Família chega a 30 pontos credenciados e fortalece acesso às famílias nos bairros

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia