Agora1

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência encerra neste sábado (25)

24 de setembro de 2021 - 18:54

Para fechar a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), realizará neste sábado (25), no Parque do Lago de Olarias diversas atividades durante toda a tarde e contará a presença do atleta paralímpico, medalhista em Tóquio na Natação, Eric Tobera.

O evento terá início às 13 horas e contará com momento motivacional com musicoterapia, educação física e fisioterapia; apresentações da Banda da Apadevi, do Coral Som e Movimento do Ginásio PcD, da Apae, de Oficinas de Circo e de Dança. Acontecerá também o momento paraesportivo com a homenagem para paratletas ponta-grossenses, bem como para o medalhista paralímpico Eric Tobera, entre outras atividades, como um flashmob juntamente com o evento Setembro em Dança.

De acordo com a secretária da SMPPS e presidente da Fundação de Assistência Social (FASPG), Simone Kaminski, trabalha para oferecer um atendimento de qualidade e garantir os direitos da pessoa com deficiência. “A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é destinada para a reflexão da importância da inclusão e a necessidade de conviver com as diferenças”, finaliza Simone.

Atletas do Geração Olímpica conquistam medalhas nos Jogos Paralímpicos. Na foto, Eric Tobera, classes S4, garantiu medalha de bronze na prova de revezamento 4×50 livre misto – Tóquio, 26/08/2021 – Foto: Ale Cabral

Durante a semana, diversas atividades foram realizadas no Ginásio da Pessoa com Deficiência como o Dia da Saúde e Beleza, Gincana musical, Golbol, Jogos interativos, atividades com o Palhaço Picolé, The Voice PG, jogo de basquete Tubarões x Convidados e apresentação de capoeira.

Medalhista paralímpico

Eric Tobera nasceu na cidade de Telêmaco Borba, com apenas seis meses de gestação. A falta de oxigênio ocasionou sua paralisia cerebral não progressiva. Cadeirante, por indicação médica iniciou sua trajetória esportiva ainda na infância quando foi indicada a hidroterapia como forma de reabilitação.

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Tobe compôs a equipe de Revezamento Misto 4x50m livre 20 pontos. O qual obteve a 3ª colocação, conquistando sua primeira medalha paralímpica de bronze. Na prova de 50 metros livre S4, ficou com a 6ª colocação, já nas provas de 50 metros peito SB3 e 100 metros livre S4, ficou como 2ª reserva para as finais.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.