CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Social

Proerd forma mais 1,6 mil alunos em Ponta Grossa

10 de Dezembro de 2018 às 12:06

Crianças participaram de solenidade em que se comprometeram a não tornarem-se consumidores de drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), organizado pela 5ª Cia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, da Polícia Militar, realizou nesta segunda (10) uma nova formatura para as crianças que participaram do programa – em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Foi a terceira formatura do ano, última de 2018.

Os alunos, matriculados no 5º ano das escolas públicas e particulares da cidade, receberam orientações para que não se tornem consumidores de drogas – tendo em vista, especialmente, sua associação à violência. No total, 1,6 mil alunos fizeram o tradicional juramento de que não irão compactuar com o mundo que une drogas e violência.

Ao longo do ano, em dez encontros, os alunos recebem orientações sobre como proteger-se do universo do tráfico de drogas, sobre os efeitos de cada uma delas no organismo e sobre as formas de recusar o uso de substâncias entorpecentes. No contexto da violência, também são discutidos o tema do bullying entre os alunos e a necessidade de combater a prática.

Por fim, na formatura, todos compartilham o juramento do programa: “Eu, aluno Proerd, prometo a mim mesmo, aos meus pais, aos meus professores, à comunidade e autoridades aqui presentes, a ficar sempre longe das drogas e da violência. Assim eu prometo”.

Segundo a secretária de Educação, Esméria Saveli, trata-se de um momento importante para os alunos, que irão trocar a guarda das escolas municipais pela segunda etapa do Ensino Fundamental, em uma escola nova. “Este é um programa para a defesa das nossas crianças. Ele tem um sentido muito especial, pois as crianças do quinto ano vão para uma escola maior, onde elas são menores, e levam junto esta vacina, composta pelos conhecimentos que tiveram por meio do programa”, considera a professora.

O Proerd é realizado em cerca de 40 países e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mais eficaz no trabalho de prevenção primária contra o uso de drogas, segundo o capitão Saulo Vinícius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão da Polícia Escolar Comunitária. “Esta é uma das muitas formaturas que vocês terão pela frente, caso mantenham-se sempre longe das drogas”, disse às crianças. O policial lembrou ainda que os ensinamentos adquiridos pelas turmas deverão ser utilizados no momento em que, no futuro, a criança receber a oferta do uso de drogas, lícitas ou ilícitas. “Em algum momento da vida isso vai ocorrer”, lembrou, dirigindo-se também aos pais das crianças. “É importante que vocês vivenciem a vida escolar e particular dos filhos, que precisam da presença dos pais. Não por meio de coisas materiais, mas a presença é fundamental. Filhos precisam ter uma relação de confiança com os pais”, disse Saulo, reforçando o papel da família no sucesso dos filhos.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

2.

Schumacher assume como técnico interino da equipe principal do Operário

3.

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam licitação de R$ 16 milhões para pavimentar vilas de PG

4.

Casal é pego fazendo sexo oral na frente das pessoas em praia lotada; veja o vídeo

5.

Casal é pego fazendo sexo oral na frente das pessoas em praia lotada; veja o vídeo

6.

Jovem diz a polícia que suposto artefato explosivo era enfeite feito com materiais recicláveis

7.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

8.

Prefeitura inicia mais uma frente de obras de asfalto, agora na Vila Guaíra

9.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

10.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia