Agora1

Prefeitura retoma atividades presenciais nos Centros de Convivência do Idoso

25 de março de 2022 - 21:09
Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), retomou as atividades presenciais dos grupos de convivência para a pessoa idosa. Ações envolvendo exercícios físicos e musicoterapia acontecerão, com apoio de instituições do Município, por meio de três termos de cooperação técnica, com a FASPG. A programação que voltará às unidades nos Centros de Convivência do Idoso (CECON) da cidade também busca prevenir situações de risco e vulnerabilidade que podem acometer os idosos.

De acordo com o musicoterapeuta Thiago Pauluk, a prática musical em grupo encoraja a participação, a construção de redes de convivência, o fortalecimento dos participantes no sentido da inserção e ação em sua rede social, principalmente o desenvolvimento do protagonismo social e de sua própria autonomia. “Construir histórias de vida e a possibilidade de transformações sociais através das melodias, fazeres musicais e a escuta de si e do próprio grupo, tem auxiliado na produção de bem estar e qualidade de vida destes idosos. Esse é o campo do fazer da Musicoterapia Social”, disse.

Já, a profissional de Educação Física que atua no CECON Nova Rússia, Sirlei de Fátima Rocha comenta que em tempos de pandemia do novo coronavírus, a prática de atividades físicas é recomendada por especialistas por seus benefícios para o sistema imunológico. “Atualmente, o exercício físico é mundialmente reconhecido como meio de promoção da saúde e qualidade de vida, sendo celebrado como uma das principais estratégias de intervenção não farmacológica e de baixo custo, para a prevenção de doenças e enfermidades nesta faixa etária”, avalia Sirlei.

Toda a atividade ocorre visando fortalecer os vínculos nas comunidades e promover uma vida social mais autônoma para a terceira idade. “Os idosos foram severamente afetados pela suspensão dos serviços presenciais durante a pandemia. Ao retornar alguns atendimentos, já verificamos uma melhora na qualidade de vida dos que fazem parte do grupo. Com certeza, é um serviço fundamental para promoção de qualidade de vida da melhor idade”, diz Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, presidente da FASPG.

Mesmo os grupos de convivência voltando ao formato presencial, algumas atividades ainda não estão em funcionamento e voltarão de forma gradativa, como as atividades na piscina e os bailes. A FASPG informa que conta ainda com atividades remotas a pedido de parte dos idosos.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.