Agora1

Prefeitura recolhe mais de seis toneladas de lixo no Parque de Olarias

17 de julho de 2018 - 18:45
Imagem divulgação

No local já foram encontrados móveis e eletrodomésticos, além de resíduos orgânicos e animais mortos

Na última semana, a Prefeitura de Ponta Grossa deu início as obras de paisagismo e arruamento nos entornos do lago no Parque de Olarias. Entretanto, mesmo diante do andamento das atividades no local, um problema tem sido constante: o descarte irregular de resíduos nas margens ou mesmo nas águas do lago. Nos últimos seis meses, conforme balanço de atividades das equipes de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), foram retirados do local cerca de seis toneladas de resíduos, entre material orgânico, reciclável, móveis, eletrodomésticos e até animais mortos. Este trabalho é realizado pelo Departamento de Saneamento Ambiental da SMMA e ocorre com frequência para garantir a manutenção das áreas públicas.

“Hoje temos quatro equipes de limpeza urbana dividas pela cidade, para realizar a limpeza das áreas públicas com o recolhimento de resíduos e também o corte da grama. É muito importante que a população se conscientize de que o Parque de Olarias não é o local adequado para descarte de qualquer tipo de resíduo, de forma que as equipes possam se concentrar na manutenção de outras áreas públicas. Hoje a cidade está toda contemplada pela coleta regular e a coleta seletiva, garantindo o descarte adequado dos resíduos”, avalia o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

De acordo com o diretor do Departamento de Saneamento Ambiental, Geraldo Kapp, as limpezas no Parque de Olarias são realizadas com frequência, não apenas com o corte da grama, mas principalmente com o recolhimento de resíduos, devido os constantes descartes irregulares. “Na limpeza que realizamos esta semana foram encontrados pedaços de aparelhos de televisão e animais mortos. Este tipo de descarte pode acabar comprometendo até mesmo a fauna em desenvolvimento no local”, alerta o diretor.

Limpeza urbana

Além do recolhimento de resíduos no Parque de Olarias, as equipes de limpeza urbana vêm desempenhando trabalho de manutenção das áreas públicas em toda a cidade. Nos primeiros seis meses deste ano, realizaram o corte de mais de 1 milhão de metros quadrados de grama, o equivalente a 150 campos de futebol do porte do Germano Krüger. “Os resultados do trabalho que desempenhamos desde o início deste ano nos proporciona mais tranquilidade para enfrentarmos o período do verão, em que as vegetações crescem mais rápido, exigindo corte de 4 vezes ao mês, em média”, comenta Kapp.

As equipes atuam diariamente com o corte de grama, limpezas gerais, pinturas de guias, limpezas de arroios, recolhimento de resíduos (lixo eletrônico, sofás velhos, cadeiras, geladeiras, fogões, pneus), além da desobstrução de galerias e podas de árvores e arbustos.

Prefeitura 156

Solicitar os serviços das equipes do Departamento de Saneamento Ambiental, responsáveis pela limpeza das áreas públicas do município, é simples e pode ser feito através do sistema Prefeitura 156. As solicitações serão incluídas no cronograma de atividades do Departamento pela cidade.

Parque de Olarias

Foram iniciadas na semana passada as obras de paisagismo e arruamento no entorno do lago, que transformarão a área no Parque de Olarias. Serão executados sistema de drenagem e pavimentação nas ruas que rodeiam o espaço e instaladas as estruturas que montarão o parque em si, como pista de caminhada, ciclovia, centro esportivo, academia ao ar livre, parque infantil, anfiteatro, mirantes e estacionamento, por exemplo.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.