Agora1

24º

Prefeitura entrega duas Unidades Móveis de CRAS para a população

18 de dezembro de 2017 - 14:12
Imagem A1

A partir de amanhã (19) as comunidades mais distantes e os moradores da zona rural terão duas novas Unidades Móveis do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os veículos foram entregues hoje (18) em frente a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A Unidade Móvel consiste em uma equipe adicional, que leva os serviços da Proteção Social Básica aos usuários da assistência social e tem responsabilidade de realizar a busca ativa das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que vivem em locais de difícil acesso, distante de unidades físicas de CRAS, ou estão dispersas nos territórios de abrangência.

“Os cidadãos de comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos e outros somaram mais de 1300 famílias que já foram referenciadas pela única unidade móvel que tínhamos. Com essas novas aquisições, poderemos atender ainda mais pessoas e levar todos os serviços da Assistência Social”, destaca a secretária da SMAS, Simone Kaminski.
Os serviços que serão disponibilizados s

ão os de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa de Proteção do Acesso ao Mundo do Trabalho. Caberá a equipe da Unidade Móvel planejar e executar os serviços utilizando ações como: Acolhida, acompanhamento familiar, encaminhamento para programa sociais (CADÚNICO, Leite das Crianças, Carteira das Crianças, entre outros) e ainda encaminhamento para outras políticas públicas na área de habitação, previdência social, defensoria pública, justiça, saúde e educação.

“Essas unidades móveis possibilitarão a ampliação dos serviços ofertados e serão braços da Assistência Social em todos os lugares, levando isonomia no atendimento aquelas famílias que estão mais distantes ou desconhecem a política da Assistência Social”, ressalta o prefeito, Marcelo Rangel.

Os veículos foram adquiridos através de recurso federal, no valor de R$ 891.600,00. “Este recurso se deu graças ao empenho da equipe. Estou feliz por ver este resultado aqui em nossa cidade. As ações estão sendo colocadas em prática e a população sai sempre ganhando”, declara o deputado federal, Sandro Alex.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.