Agora1

Prefeito garante apoio aos novos conselheiros da Igualdade Racial

5 de fevereiro de 2019 - 17:48
Imagem Vanderson Padilha

Em visita ao Gabinete do Prefeito, conselheiros receberam apoio a ideias e projetos que serão apresentados pelos conselheiros da Promoção da Igualdade Racial

Em uma visita de cortesia ao prefeito Marcelo Rangel, presidente e secretários do recém-criado Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa (Compir/PG) receberam, na tarde desta terça (02), apoio para que desenvolvam e apresentem ideias e projetos que promovam os objetivos do Conselho. O grupo foi criado e empossado no mês de dezembro de 2018, com organização da Secretaria Municipal de Educação (SME) e deve realizar uma série de atividades ao longo deste ano.

O prefeito Marcelo ofereceu suporte da Prefeitura para o desenvolvimento de projetos e declarou-se feliz por estar à frente deste processo. “Me sinto muito feliz, por estar neste momento na condição de prefeito. Encaminhamos o projeto de lei, os vereadores o aprovaram e agora estamos conhecendo os conselheiros que nos ajudarão a promover a igualdade racial. É muito importante este contato, este diálogo com um conselho deliberativo, que estará nos ajudando em vários projetos. Faz com que tenhamos mais segurança para projetos e ações da Prefeitura que possam beneficiar a promoção da igualdade racial”, considerou Marcelo.

A função do Conselho é combater o racismo, a discriminação racial, desconstruir preconceitos e reduzir as desigualdades raciais, em todos os aspectos, promovendo o controle social das políticas de promoção da igualdade racial desenvolvidas pelo Município. Marcelo também destacou a relevância do grupo para o fortalecimento da cidadania em Ponta Grossa. “Estamos construindo um grande projeto de promoção da cidadania, iniciado já com a criação de uma secretaria específica neste sentido, com muitos investimentos em educação, e agora promovendo também unidade, respeito e a união de todos pelo bem comum”, declarou o prefeito.

O presidente do COMPIR, Eurico Pereira de Souza Filho, destacou que o grupo irá propor projetos que valorizem o papel dos afrodescendentes na sociedade e que tenham potencial para apoiar a ascensão social da comunidade. “Precisamos recuperar a relevância do afrodescendente, do descendente do escravo, do negro, para construção da nossa sociedade. Temos uma autoestima um pouco prejudicada e abalada pelas condições históricas em que viemos para cá e ainda padecemos da repercussão destes 350 anos em que fomos escravos no Brasil. Portanto, as ações para recuperação social, econômica, para o emprego, na educação, é o que nós buscamos”, disse o presidente.

Uma das formas de atuação do grupo será tornar relevantes datas que lembram este contexto. “Temos datas importantes para o calendário de celebrações e que são importantes para a consciência da sociedade. Entre elas está o 19 de abril, dia do índio, 13 de maio, da assinatura da Lei Áurea, o dia 20 de novembro, quando celebramos a memória de Zumbi dos Palmares e, também, do Carnaval. Em torno destas datas também vamos construir nossa atuação, para que possam ser melhor celebradas e para que possamos colher, nestas oportunidades, momentos importantes para o contato com a sociedade”, contou Eurico.

Composição

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é um órgão independente e democrático, que terá as funções deliberativa, normativa, consultiva, propositiva, mobilizadora e fiscalizadora, sob abrigo da Secretaria Municipal de Educação, em Ponta Grossa.

Entre os entes governamentais que compõem o COMPIR estão titular e suplente das secretarias municipais de Educação; Saúde; Indústria, Comércio e Qualificação Profissional; Cidadania e Segurança Pública, das fundações de Cultura, Esportes e Assistência Social, do Núcleo Regional de Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Câmara Municipal de Vereadores.

A sociedade civil estará representada por titular e suplente da Embaixada de Relação dos Cultos Afro, Instituto Sorriso Negro, Fundação Cultural Palmares, Grupo Renascer, Sociedade Afro-Brasileira Cacique Pena Branca, MOOLAADÉ (Movimento das Mulheres Negras de Ponta Grossa),  Associação dos Professores do Paraná (APP/Sindicato), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sindicato dos Metalúrgicos.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.