Agora1

Praça projetada por alunos da Educação em Tempo Integral é entregue a comunidade do Dom Bosco

6 de outubro de 2018 - 18:12
Rodrigo K. Fotos: Vanderson Padilha

Construção da Praça da Família, entregue nesta sexta pela Prefeitura de Ponta Grossa, foi projetada pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach, que fica ao lado

“Se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar”, diz a conhecida canção popular. Na Escola Municipal Zilá Bernadete Bach, as crianças do 5º ano da professora Joycelaine Bach entenderam que podiam mais. Elas estudaram, desenharam, projetaram, fizeram maquetes e mostraram à Prefeitura que era possível não apenas melhorar a rua ao lado da escola, mas construir estacionamento, praça, parque infantil, quadras de esportes, plantar árvores, grama, entre outras ideias. A construção foi finalizada pelo poder público e entregue nesta sexta (05) para uso da comunidade, no Jardim Dom Bosco.

A Praça da Família, como foi chamada, é uma referência ao processo criativo de construção das maquetes apresentadas, que foram feitas pelas crianças junto com as suas famílias, em atividades que começaram dentro da sala de aula. “É a realização de um sonho, de despertar na criança do que é ser um cidadão planetário. É uma questão de pensar no todo, não apenas no quintal da nossa casa. Tudo começou com uma saída de campo, nos arredores da escola, quando verificamos que havia muito entulho, sujeira e oportunidades de melhorias. Então passamos por um longo trabalho e chegamos até a realização de hoje”, conta a professora.

Com a identificação dos problemas, as crianças passaram a discutir como poderiam fazer para melhorar a cidade, a partir da rua da escola. “Eles perceberam que também têm voz, desde que se organizem para isso”, conta a professora, que mobilizou a escola e vários órgãos e secretarias municipais, além da Educação. Em sala de aula, um grande campo de conhecimento também foi mobilizado para as crianças. “A gente estudou muitas coisas de matemática, para ver a área que poderia ficar cada coisa, o que poderia ter aqui, estudamos a geografia dos lugares… Foi muito bom, porque aí adquirimos mais conhecimento sobre as coisas”, disse o menino. Rafael Souza, autor da maquete mais votada pelos colegas durante a eleição dos melhores trabalhos.

O prefeito Marcelo Rangel, que apaixonou-se pela ideia, esteve presente para a entrega da nova praça, que tomou o lugar de uma rua que ainda não tinha asfalto. “É um projeto muito bacana, porque é a valorização dos nossos alunos da escola em tempo integral da rede pública municipal de Ponta Grossa. Foram eles que projetaram, fizeram a maquete no isopor, chamaram o prefeito para mostrar o que fizeram e a vontade que eles tinham, que a rua se transformasse em uma área de lazer. E agora elas estão aqui para ver o sonho realizado”, conta o prefeito Marcelo. Ele ressaltou ainda que a praça foi feita com baixo custo, utilizando materiais recicláveis e foi finalizada em tempo recorde. “Foi tudo muito rápido. Um projeto muito legal, que eu gostaria de ver em outras escolas da nossa cidade, pois envolve educação, projetos, ideias. Parabéns à professora Joyce, que elaborou esse projeto dentro da sala de aula e às nossas equipes”, disse Marcelo.

A Praça

A estrutura da nova praça, que conta com um mini-campo society, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre e parque infantil, além de pergolado, banco e estacionamento, foi feita com reaproveitamento de materiais. O gramado artificial do mini-campo, por exemplo, é proveniente de sobras dos mais de vinte campos públicos de futebol society que foram construídos nos últimos anos em Ponta Grossa.

As maquetes produzidas pelas crianças foram adaptadas para o espaço, e todos os itens instalados estavam previstos no projeto apresentado pelos alunos. Participaram da nova obra equipes das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS) e Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon).

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.