Ponta Grossa lança a 3ª Mobilização Municipal do Dia Nacional da Assistência Social

Tema de 2025 celebra “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”; inscrições para ações preparatórias já estão abertas, e toda a comunidade pode participar.
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), anuncia a 3ª Mobilização Municipal do Dia Nacional da Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a edição de 2025 reforça a importância do Sistema Único de Assistência Social como política pública de garantia de direitos, valorização do trabalho socioassistencial e fortalecimento da rede no município.
Enquanto a programação principal é finalizada, três frentes preparatórias já estão abertas à participação de trabalhadores, usuários, gestores e conselheiros do SUAS:
Seleção e premiação de atividades temáticas
As equipes do SUAS estão convidadas a planejar e executar ações comemorativas alinhadas ao Edital nº 01/2025 – NEP/SUAS. A iniciativa reconhece boas práticas e contribui para a identidade da política de Assistência Social no município. As inscrições ocorrem até 30 de setembro: https://forms.gle/uvBChJDPnJ8Hsc4ZA.
Portfólio de Experiências e Relatos de Caso do SUAS
Será organizado um portfólio com práticas, vivências e histórias que expressam a potência do SUAS em Ponta Grossa. Toda a comunidade pode contribuir com este material. O envio de experiências/casos ocorre até 30 de setembro: https://forms.gle/xj4r8DkmrfYHeppL9.
Memorial da Assistência Social
Espaço de preservação da memória coletiva do SUAS em Ponta Grossa, reunindo documentos, fotos, materiais de divulgação, atas, resoluções, legislações e demais registros da trajetória local. O envio de registros está aberto para participação de toda a comunidade ponta-grossense até 30 de setembro: https://forms.gle/E49GYLB2BEipVab79.
“Essas ações preparatórias integram a construção coletiva da Mobilização e dão visibilidade às experiências que qualificam a política de Assistência Social. É dessa forma que fortalecemos a participação social, além da cultura de registro e avaliação contínua”, resume a presidente da FASPG, Tatyana Belo.