Agora1

Morre fundador da Batavo Willen De Geus aos 93 anos

3 de julho de 2019 - 07:42
Reprodução internet

Morre aos 93 anos de idade, em Carambeí, o primeiro sócio da Cooperativa Batavo, Willem De Geus.

Por ser o mais antigo cooperado no país, comandou a Cooperativa Batavo Agroindustrial, por 21 anos ocupou o cargo principal e por outras seis diretorias.

Em sua gestão, viu a Batavo, palavra que quer dizer o mesmo que holandês, transformar-se numa grande empresa.

Foi ele quem lançou a linha de iogurtes com o mesmo nome, por exemplo, e expandiu as atividades da cooperativa para o setor de grãos.

Willem de Geus nasceu em Carambeí, em 26 de setembro de 1925, na mesma casa onde, semanas antes, havia sido fundada a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Lacticínios, primeira cooperativa de produção agropecuária do Paraná e a segunda do Brasil.

Entre os sete fundadores estavam seu pai, Leendert, o avô Aart, além de um tio e um primo. Em 1928, surgiu o nome Batavo, que passou a ser a marca institucional (hoje Frísia) e de produtos da cooperativa.

Casou-se com Hiltje, com quem teve nove filhos, 25 netos e 39 bisnetos. O velório ocorre no Elim, e sepultamento no Cemitério da Colônia as 15 horas de hoje (03)

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.