Agora1

Inscrições para prova do Ensino Fundamental para adultos estão abertas

11 de maio de 2018 - 15:12
Imagem divulgação

Rodrigo K.

Qualquer pessoa que não tenha o histórico escolar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (antigo primário) pode fazer a prova para obter o certificado

Estão abertas as inscrições para mais um Exame Supletivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Qualquer pessoa que não tenha realizado os estudos quando criança e que não possua o histórico escolar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – antigo primário – pode fazer a prova para obter o certificado desta fase escolar. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio, em qualquer Escola Municipal ou CMEI da cidade. A prova será no dia 13 de junho.

Deve fazer o exame qualquer cidadão a partir de 15 anos, alfabetizado, que não tenha o histórico desta fase, mesmo que não esteja matriculado na EJA do Município. Com a obtenção deste certificado, será possível passar para a Fase II do Ensino Fundamental, a qual será realizada pelo Estado, no CEEBJA. Este é o 19º Exame Supletivo da Educação de Jovens e Adultos de Ponta Grossa, referente à Fase I Ensino Fundamental.

A coordenadora da EJA, Perla Envyi, observa que este é o mais básico de todos os históricos escolares. “Concluir esta fase escolar é um direito de todos os brasileiros. Com este histórico em mãos, ele poderá dar sequência em seus estudos, preparando-se cada vez mais. A cada dia mais empresas estão exigindo este histórico, mesmo para trabalhos que sempre foram oferecidos para pessoas não alfabetizadas. Além disso, é um documento exigido para o recebimento de benefícios do INSS”, aponta a professora.

Inscrições

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá apresentar documento original e fotocópia da Cédula de Identidade (RG) e preencher o requerimento de inscrição, disponível em qualquer uma das Escolas ou CMEIs da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa, ou diretamente na Secretaria Municipal de Educação, no prédio da Prefeitura. A prova será de acordo com as áreas de conhecimento, composta por questões de língua portuguesa, matemática e ciências, além da produção de texto com tema específico, a ser realizada no dia 13 de junho deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3220-1261. Neste telefone também é possível realizar a matrícula na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, realizada em diversas escolas do Município.

Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.