Gestão municipal garante compromisso com os direitos de crianças e adolescentes
Prefeitura de Ponta Grossa e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram nesta quarta (14) um encontro intersetorial para apresentação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA), no auditório do Colégio Sepam. O documento, composto com a participação de todas as secretarias municipais, reafirma o compromisso da gestão municipal e direciona políticas públicas para a população de crianças e adolescentes.
O PMIA é um documento que envolve informações sobre todas as ações, planejamentos, indicadores, fontes, planos e metas a serem alcançadas, tendo em vista garantir os direitos das crianças e adolescentes do município. Ele reúne as atividades de cada uma das secretarias municipais que contribuem, direta ou indiretamente para a promoção desses direitos.
A prefeita Elizabeth Schmidt, presente no evento, declarou que Ponta Grossa tem uma prefeita amiga da criança e destacou que cada uma das pastas possui um compromisso com a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Não existe nenhuma secretaria da nossa Prefeitura que não trabalhe promovendo os direitos da criança e do adolescente. Mesmo que este não seja o seu público específico, cada uma delas realiza ações que interferem diretamente e melhoram suas vidas, desde as secretarias que planejam e executam as obras de asfalto, passando pela que cuida do meio ambiente, dos esportes, da Fazenda, até a assistência social, educação e saúde. Hoje podemos dizer que mudamos essa cultura dentro da Prefeitura e cada uma das áreas está diretamente comprometida com a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes de Ponta Grossa”, declarou a prefeita Elizabeth.
Prefeita Amiga da Criança
Com a confecção do Plano Municipal da Infância e Adolescência, a Prefeitura de Ponta Grossa poderá se habilitar para participação no Programa Prefeito (ou Prefeita) Amigo da Criança, realizado pela Fundação Abrinq. O programa reconhece os gestores e gestoras municipais que realizaram ações efetivas e comprovadas para a garantia e promoção dos direitos das crianças e adolescentes em seus municípios – todas elas estão listadas no relatório levantado pelas secretarias municipais e compõem o PMIA apresentado nesta quarta.